POLÍTICA

Tribunal de Contas interrompe análise das finanças de Zema referentes a 2020

Gisele Barcelos
Publicado em 29/06/2022 às 21:57Atualizado em 18/12/2022 às 21:53
Compartilhar

Tribunal de Contas do Estado interrompeu ontem a análise das contas do governador Romeu Zema (Novo) referentes a 2020. Em sessão extraordinária, os conselheiros começaram a discutir o balanço financeiro do segundo ano de mandato, mas um pedido de vistas paralisou a avaliação do processo.

O relator Cláudio Terrão e o revisor, Gilberto Diniz, chegaram a manifestar ontem o voto pela aprovação das contas de Zema, com ressalvas, porém, o conselheiro Durval Ângelo apresentou pedido de vista e interrompeu o julgamento das contas prestadas pelo governador. O Tribunal de Contas vai marcar uma nova sessão extraordinária para dar continuidade à apreciação das contas de 2020, mas a data ainda não divulgada.

O advogado geral do Estado, Sérgio Pessoa de Castro, fez um pronunciamento na abertura da sessão. Ele lembrou que o ano de 2020 “foi um ano desafiador” para os gestores públicos. O advogado ressaltou que “é importante contextualizar que a prestação de contas do exercício de 2020 considerou esta realidade fática, a situação de calamidade pública” por conta da pandemia de Covid-19.

Além disso, Castro acrescentou que decretos editados pelo governador para declarar a situação de calamidade pública do Estado foram reconhecidos pela Assembleia Legislativa do Estado (ALMG). A situação dispensa o atingimento das metas fiscais e suspendeu os prazos para o retorno ao limite das despesas de pessoal, estabelecidos na Lei de Responsabilidade Fiscal.

Por outro lado, o TCE de Minas Gerais emitiu nesta semana parecer prévio favorável à aprovação das contas referentes a 2019 do ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), que é pré-candidato ao Governo de Minas. A manifestação favorável foi sugerida pelo relator Durval Ângelo e endossada pelos demais conselheiros da Primeira Câmara. Caso a decisão não seja contestada em até 30 dias, a prestação de contas será diretamente encaminhada para a Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH).

Apesar do julgamento favorável no Tribunal, uma série de recomendações foi feita à Administração Municipal para a prestação de contas nos exercícios financeiros seguintes. Dentre as recomendações, foi solicitado que, nos próximos exercícios, o gestor verifique os dados contábeis enviados ao Sistema informatizado de Contas dos Municípios (Sicom) para não gerar distorções na prestação de contas. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por