POLÍTICA

Problemas no transporte escolar rural devem ser sanados com credenciamento

Tito Teixeira
Publicado em 28/06/2022 às 21:21Atualizado em 18/12/2022 às 21:55
Compartilhar

(Foto/ArquivoJM)

Com credenciamento de vans para transporte escolar rural, Secretaria de Educação prepara plano B em caso de continuidade dos problemas com a empresa contratada para prestar o serviço atualmente. A informação foi confirmada pela titular da pasta, Sidnéia Zafalon, em entrevista ontem à Rádio JM.

A secretária explicou que o contrato com a Expresso RS tem validade até dezembro e poderia até ser prorrogado se houver interesse da Administração Municipal. Ela salientou que a Prefeitura está cumprindo o termo assinado e, a princípio, somente 20 vans serão credenciadas para reforçar a frota do transporte escolar, já que houve um aumento da demanda este ano.

No entanto, Sidnéia posicionou que a Prefeitura precisa ter alternativas disponíveis para assegurar o transporte escolar se as falhas continuarem por parte da empresa. Com isso, o credenciamento tem a possibilidade de chegar a 120 veículos. “O contrato em vigor é por quilometragem rodada. A empresa contratada deixando de nos atender, juridicamente, teremos amparo para ir substituindo essas rotas”, disse.

Na semana passada, houve paralisação de 51% dos veículos do transporte escolar rural e a situação prejudicou alunos de sete unidades de ensino da rede municipal na zona rural. Com o serviço interrompido, os estudantes não tiveram como comparecer às aulas.

Devido aos problemas na prestação de serviço, a empresa contratada foi novamente notificada e a Secretaria Municipal de Educação solicitou que fosse feita a reposição dos veículos faltosos, sob pena de descumprimento contratual, que pode resultar na aplicação de penalidades.

Outras complicações também foram denunciadas desde o início do ano, inclusive com relatos de veículos superlotados e até casos de vans circulando com janelas quebradas. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por