POLÍTICA

Ampliação do horário de funcionamento das UBSs deve estar no orçamento do ano que vem

Gisele Barcelos
Publicado em 23/05/2022 às 21:31Atualizado em 18/12/2022 às 19:43
Compartilhar

A ampliação do horário de funcionamento das unidades básicas de saúde está sendo estudada dentro do processo de elaboração do orçamento municipal do próximo ano. A informação foi apresentada ontem pelo assessor geral de Orçamento, Jorge Macedo, durante audiência pública para discutir o projeto da LDO 2023.

O aumento do número de unidades básicas com atendimento até 22h foi uma das promessas de campanha da prefeita Elisa Araújo (Solidariedade), mas não se concretizou até agora e recursos sequer foram previstos no orçamento de 2022 para ampliar o expediente noturno.

Respondendo a questionamentos sobre a previsão de criação de mais unidades com atendimento 24 horas para evitar a superlotação das UPAs, o assessor de orçamento declarou que a proposta em estudo pelo município é ampliar o atendimento das unidades básicas até 22 horas. No entanto, ele não mencionou quantas poderiam passar a funcionar no período noturno.

Para viabilizar a ampliação do funcionamento, os recursos precisarão estar previstos no orçamento de 2023 porque a medida envolve o pagamento de horas extras e outras despesas de manutenção das unidades. A elaboração do projeto começa no fim do primeiro semestre e a peça deve ser protocolada na Câmara até 15 de outubro. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por