POLÍTICA

Primeira versão do Plano de Arborização da cidade deve ser conhecida em setembro

Gisele Barcelos
Publicado em 18/05/2022 às 20:47Atualizado em 18/12/2022 às 22:30
Compartilhar

A primeira versão do Plano de Arborização deve ser apresentada em setembro para a Administração Municipal. A expectativa é do secretário de Meio Ambiente, Edno César da Silveira, que assumiu a pasta no fim do mês de abril.

Em entrevista à Rádio JM ontem, o novo titular da pasta manifestou que as diretrizes do Plano de Arborização embasarão os projetos de revitalização de parques e, também, de praças e áreas públicas da cidade. Por isso, o avanço de algumas ações no momento depende da conclusão do estudo em desenvolvimento.

O secretário salienta que o plano apontará tanto locais que podem ser arborizados e as espécies adequadas para serem plantadas, como também indicará áreas onde é necessária a correção e retirada de árvores. “Ao fazer a revitalização de uma praça ou um parque, por exemplo, vai apresentar o ideal para aquele espaço e pode recomendar a supressão de algumas espécies em detrimento do risco de queda e a segurança das pessoas”, pondera.

Novo secretário de Meio Ambiente, Edno César da Silveira, diz que o Plano dará as diretrizes para as revitalizações necessárias (Foto/Jairo Chagas)  

Conforme o titular da pasta, a medida poderá ser recomendada porque a árvore é antiga e está na fase final de vida ou mesmo porque a estrutura está comprometida devido a problemas fitossanitários graves.

Em casos de árvores saudáveis e plantadas em locais inadequados, o secretário afirma que será avaliada a possibilidade de transferência para outra área. No entanto, ele ressalta que há espécies que não têm condição de serem transplantadas. “Algumas espécies não conseguem ser transplantadas. Vai depender de cada caso”, disse.

A primeira etapa do desenvolvimento do plano compreende o diagnóstico da cidade e a empresa está fazendo uma pesquisa para avaliar a percepção da população em Uberaba. Na consulta aberta, as pessoas podem apontar os problemas na área de arborização e até identificar locais onde as árvores causam risco à rede elétrica. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por