POLÍTICA

Estado ainda não cogita adiamento da volta às aulas, prevista para fevereiro

Gisele Barcelos
Publicado em 25/01/2022 às 22:33Atualizado em 19/12/2022 às 00:28
Compartilhar

Foto/Reprodução

Superintendente de Ensino diz que as escolas estão preparadas para o retorno às aulas presenciais de forma segura

Por enquanto, não há previsão de que o início do ano letivo seja adiado em escolas da rede estadual devido ao aumento de casos de Covid-19. A informação é da superintendente regional de Ensino, Vânia Célia Ferreira, que concedeu entrevista à Rádio JM e posicionou que o Estado segue com a programação para o retorno presencial a partir do dia 7 de fevereiro.

A superintendente ressaltou que ainda é aguardada uma nova avaliação do cenário da pandemia no fim de janeiro e na próxima semana, mas a perspectiva é de que a volta às aulas presenciais deve ser mantida no início do próximo mês. “O que a gente tem visto é que está sob controle e há previsão de queda na contaminação pela Covid”, pondera.

De acordo com a superintendente, as escolas estaduais em Uberaba estão prontas para receberem os alunos, pois os equipamentos necessários e os protocolos de segurança já foram organizados para o retorno presencial no fim do ano passado.

Questionada sobre o distanciamento em sala de aula, Vânia salientou que não há mais a exigência de separação de 90 centímetros entre as carteiras. Segundo ela, a regra seguida para a formação das turmas é a diretriz básica de um aluno por metro quadrado. “Isso é respeitado já mesmo sem pandemia e é o que estamos colocando em nossas escolas. Se houver modificação no protocolo de saúde, nós iremos adaptar o espaço físico de acordo com o que for recomendado”, acrescentou.

Por outro lado, a superintendente reforçou que continua obrigatório o uso de máscaras pelos estudantes dentro das escolas e o acessório deve ser trocado a cada três horas. Vânia explicou que não haverá distribuição em massa de máscaras pelo Estado para os estudantes, mas houve uma preparação para atender casos pontuais.

Se as famílias não tiverem condições de fornecerem as máscaras, a superintendente argumentou que o Estado comprou máscaras e, também, repassou verba às escolas para suprir a demanda. “Caso seja observado que o aluno não tem condições ou a máscara não está muito boa, a escola tem essa reserva para oferecer”, disse.

Quanto a uma possível determinação de última hora para manter o ensino remoto este ano, a superintendente afirmou que não haveria impedimento. “Como já trabalhamos dois anos com ensino remoto, já estamos com uma experiência boa nesse sentido. Temos material e aulas já gravadas. Os professores também estão mais adaptados [...] Estamos preparados para [a volta às aulas] remota ou presencial”, finaliza.

Prefeitura. Na rede municipal, também não houve alteração até o momento. A prefeita Elisa Araújo (Solidariedade) declarou ao Jornal da Manhã que a diretriz continua sendo o retorno 100% presencial dos alunos às escolas a partir do dia 7 de fevereiro. 

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por