POLÍTICA

Com recorde de casos, Araxá anuncia novo decreto restritivo

A cidade registrou a primeira morte do ano nesta segunda-feira

Publicado em 25/01/2022 às 06:49Atualizado em 19/12/2022 às 00:29
Compartilhar

Representantes do governo municipal reuniram comerciantes e representantes classistas para anunciar novas medidas restritivas em Araxá (Foto/Divulgação Prefeitura de Araxá)

Os altos números da pandemia de Covid-19 levaram a prefeitura de Araxá a anunciar novas medidas restritivas na cidade, com validade já a partir desta terça-feira (25). Segundo dados dos boletins epidemiológicos, foram registrados 946 casos na sexta (21) e 1.017 ontem (24), além do aumento das internações de pacientes infectados. Além disso, pela primeira vez no ano, Araxá registrou um óbito nesta segunda-feira — uma mulher de 85 anos.

Ainda de acordo com dados da Prefeitura, Araxá tem 70% de ocupação dos leitos clínicos e 50% dos específicos para a Covid-19 — cada tipo de base possui dez acomodações. A cidade tem pouco mais de 108 mil habitantes e registra 3.560 casos ativos em recuperação domiciliar. Ao todo, em 2022, 7.438 araxaenses contraíram a doença.

Para anunciar as medidas, a Prefeitura de Araxá reuniu comerciantes, entidades classistas e promotores de eventos. Entre as principais mudanças está a realização de eventos, que passam a obedecer a ocupação máxima de 50% da capacidade do local, desde que não ultrapasse o montante de 70 pessoas. Além disso, foi proibida a utilização de pistas de danças e acompanhamento de apresentações em pé.

Bares e restaurantes deverão obedecer às regras de distanciamento e apresentar protocolo de biossegurança à Vigilância Sanitária. As mesas deverão ter até seis pessoas, sendo respeitado o distanciamento de 1,5 metro entre elas. O álcool em gel deverá estar disponível em todas as mesas e balcões, ficando proibido o uso de cardápios compartilhados.

As regras se assemelham às adotadas também em Uberaba, cujo decreto municipal está em vigência pelo menos até 31 de janeiro. Por aqui, mais de 16 mil pessoas foram infectadas pelo coronavírus em 2022 e já são 9.093 casos ativos atualmente, segundo os boletins epidemiológicos divulgados pela Prefeitura. Ao todo, 29 pessoas morreram de Covid-19 este ano. Uberaba tem pouco mais de 330 mil habitantes.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por