POLÍTICA

Prefeitura prepara convocação de concursados, mas não sabe quantos

Parte das nomeações devem ocorrer até fevereiro; outra, até março e início de maio, conforme o cargo e a data de homologação

Gisele Barcelos
Publicado em 24/01/2022 às 21:11Atualizado em 18/12/2022 às 18:07
Compartilhar

Foto/Divulgação

A contagem de prazo do concurso foi suspensa em virtude da interrupção de atendimento no Centro Administrativo por causa da pandemia

Com validade do prazo do concurso público retomada, secretarias já começaram a enviar solicitações ao departamento de Recursos Humanos para a convocação de aprovadas no processo. As primeiras nomeações devem ser feitas até fevereiro.

Segundo as informações da Prefeitura, ainda não há estimativa da quantidade de pessoas que devem ser chamadas para assumir cargos. O número dependerá das solicitações encaminhadas por pasta, conforme a demanda de preenchimento do quadro de pessoal.

Em nota, a Administração Municipal explicou que a homologação do concurso foi feita em três etapas em 2016. Com isso, o prazo de validade dependerá da data em que ocorreu a homologação do respectivo cargo.

Segundo as informações da Prefeitura, alguns cargos terão a validade encerrada já em fevereiro, enquanto outros ainda poderão ser chamados até março e 1º de maio.

Quanto ao início das nomeações, o governo municipal posiciona que o chamamento começará o mais rápido possível, a partir dos cargos em que o prazo de validade do concurso termina em fevereiro.

Realizado em 2015, o concurso ofertou 1.209 vagas em diversos cargos. Até o momento, 4.001 pessoas já foram convocadas para assumir postos nas áreas de Saúde, Educação e outras secretarias.

A contagem do prazo de validade do concurso havia sido suspensa em março de 2020 por causa da pandemia de Covid-19. Inicialmente, a medida seria enquanto o atendimento ao público no Centro Administrativo e demais repartições públicas municipais estivesse interrompido devido ao lockdown decretado na cidade por causa da pandemia.

Entretanto, no ano passado, a suspensão da validade do concurso foi mantida pelo atual governo porque a Administração Municipal estava impedida de contratar. Uma lei federal proibiu o aumento de despesas com pessoal até 31 de dezembro de 2021, em contrapartida ao auxílio financeiro liberado às prefeituras para custear os gastos em função da pandemia.

Ao decretar a retomada da contagem do prazo de validade do concurso, a administração justificou que a proibição do aumento de despesas com pessoal terminou e agora há condições para voltar a convocar os aprovados no processo.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por