POLÍTICA

Confederação de municípios solicita ao FNDE reconsideração sobre o Fundeb

Gisele Barcelos
Publicado em 18/01/2022 às 21:12Atualizado em 18/12/2022 às 17:59
Compartilhar

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) solicita que o FNDE reconsidere posição contrária ao efeito retroativo da lei que ampliou lista de profissionais que podem ser contemplados com a verba do Fundeb. O pedido foi formalizado por meio de ofício protocolado esta semana para análise do ministro da Educação, Milton Ribeiro.

O FNDE divulgou na semana passada ofício em que manifesta que a ampliação do conceito de profissionais da Educação não retroage ao início do exercício de 2021 e somente tem vigência a partir da publicação da Lei no Diário Oficial da União (DOU), em 28 de dezembro de 2021. Com isso, o rateio do saldo remanescente do Fundeb ficaria restrito apenas ao pessoal da área do magistério.

Entretanto, a CNM defende que a não retroatividade do novo conceito de profissionais da Educação implica dificuldade para número expressivo de Municípios no cumprimento do mínimo de 70% do Fundeb para pagamento dos profissionais da Educação em efetivo exercício nas redes públicas de ensino.

No documento protocolado para análise do Ministério da Educação, a entidade manifesta que a posição do FNDE viola os princípios da segurança jurídica, da anualidade orçamentária e do direito administrativo sancionador. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por