POLÍTICA

Sob ameaça da ômicron, comitê discute reforço no plano de controle da Covid

Gisele Barcelos
Publicado em 04/12/2021 às 15:12Atualizado em 19/12/2022 às 01:09
Compartilhar

Técnicos da Saúde apresentaram ao Comitê Operacional Covid, em reunião coordenada pela prefeita Elisa Araújo, na sexta-feira (3), um conjunto de ações para reforçar o atual plano de contingência do Município, para o enfrentamento da pandemia da Covid-19. Trata-se de preparação para possível agravamento das condições sanitárias, diante da ameaça da variante ômicron do coronavírus.

De acordo com os dados apresentados, no dia 26 de novembro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a ômicron como variante de preocupação e ela foi colocada no mesmo grupo de versões do coronavírus que já causou impacto na progressão da pandemia (alfa, beta, gama e delta).

“Os pilares das medidas de reforço sã treinamento, suprimentos, assistência e monitoramento da situação. É um conjunto inteligente de ações pontuadas pela equipe da Saúde e, com isso, estaremos mais fortes para um possível agravamento da situação, embora continuemos torcendo para não precisarmos de medidas mais restritivas”, afirmou a prefeita Elisa, após a apresentação.

Conforme a evolução dos indicadores de monitoramento, vão ocorrer ações como atualização e capacitação das equipes de vigilância em saúde e assistência, continuidade da imunização por meio de estratégias de busca ativa, horários alternativos e alinhamento periódico com as escolas quanto ao fluxo de atendimento de casos suspeitos ou positivos.

“No tocante a insumos, já houve um levantamento e reforço na aquisição de equipamentos de proteção individual, como máscaras. Quanto à capacitação, a Secretaria de Saúde já providencia a capacitação das equipes da Atenção Básica, bem como dos prestadores do SUS, atingindo equipes de enfermagem, intensivistas e demais profissionais envolvidos na rede hospitalar”, informou a secretária de Saúde em exercício, Valdilene Rocha Costa Alves.

Orientação à população. Orientação e sensibilização da comunidade estão previstas no reforço ao plano de contingência da Covid, principalmente em pontos de chegada e saída de pessoas, como aeroporto, terminal rodoviário e o posto Graal. Os viajantes que chegarem a Uberaba por esses locais serão orientados a preencher formulário de declaração de saúde do viajante.

Os responsáveis também por estes locais serão comunicados oficialmente a manter o controle sanitário, com o uso de álcool em gel e alertas de higienização das mãos, previstos desde o início da pandemia.

A Saúde Municipal vai promover atendimento médico on-line a casos suspeitos e confirmados de Covid-19 por meio do Telessaúde – 0800 340 0019. Além disso, será fortalecida a equipe de monitoramento remoto e presencial dos casos suspeitos e confirmados de Covid-19.

Em caso de agravamento da situação, voltam as análises e alinhamentos semanais dos comitês Técnico e Operacional de Enfrentamento à Covid-19, além do reforço de barreiras físicas e sanitárias, identificação de áreas com maior incidência de casos e testagem, substanciados por incidência de casos apurados pelo mapa de calor.

Os técnicos consideram imprescindível ressaltar que as medidas dependem, principalmente, de cada indivíduo, visto que compete a estes o cumprimento das principais medidas do protocolo sanitário (uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento social) para se atingir a coletividade.

Outro alerta é para a pessoa que é testada positivo, independentemente da sua condição de saúde, com sintomas ou nã é fundamental cumprir o isolamento social, pois, além de quebrar a cadeia de transmissão, nunca se sabe qual indivíduo contaminado poderá ter problemas mais sérios no adoecimento ou mesmo perder a vida.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por