POLÍTICA

Encontro de vereadores em Uberaba reuniu representantes de 22 municípios

Publicado em 04/12/2021 às 08:04Atualizado em 19/12/2022 às 01:10
Compartilhar

Foto/Divulgação

Encontro de vereadores promovido pela Abracam aconteceu ontem no teatro SesiMinas em Uberaba

Segundo Seminário Rota do Conhecimento Legislativo de Minas Gerais reuniu vereadores e outras lideranças de 22 municípios da região nessa sexta-feira em Uberaba. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Câmaras Municipais (Abracam), com o apoio da Câmara Municipal de Uberaba, no teatro SesiMinas, foi aberto pelo presidente do Legislativo de Uberaba, Ismar Marão (PSD).

O encontro reuniu, aproximadamente, 180 participantes, entre vereadores de 22 municípios do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, assessores parlamentares e servidores, que representaram suas respectivas Câmaras Municipais.

Em seu pronunciamento, o presidente da Abracam, Rogério Rodrigues, agradeceu ao Ismar Marão pela parceria na realização do evento em Uberaba e destacou a importância do encontro para o aprimoramento das atividades parlamentares. “Considero os vereadores os agentes políticos mais importantes do país, pois são eles que sentem as aflições da população e atendem às suas demandas. Eventos como o de hoje são importantes para políticos e a população em geral, porque quanto mais preparado estiver o vereador, menores são as chances de desvios de recursos públicos dos cofres municipais. Uma fiscalização parlamentar eficiente coíbe a corrupção”, alertou.

Marão, em sua fala, ressaltou as recentes conquistas para Uberaba, que tiveram as participações de Marcos Montes e Heli Grilo, como a instalação da antena 5G e da Delegacia Especializada em Investigação e Repressão a Crimes Rurais, respectivamente, e as dificuldades enfrentadas pelo vereador no exercício da função. “Somos nós que estamos sempre atendendo diretamente as demandas da população. Mas quero destacar aqui o comprometimento e respeito do secretário Marcos Montes pelo nosso trabalho. Montes não poupa esforços para atender às nossas demandas. Agradeço também a parceria do deputado Heli Grilo, que sempre trabalhou por Uberaba”, destacou Marão.

O encontro, que aconteceu durante todo o dia, discutiu temas atuais e relevantes ao trabalho parlamentar. A primeira palestra programada foi ministrada pelo diretor da Associação Brasileira de Câmaras Municipais, Luiz Henrike Kirchner, que abordou os novos desafios para o mandato do vereador. Kirchner é cientista político, especialista em Gestão Pública e mestre em Integração Política na América Latina. Após intervalo para almoço, o publicitário Tiago de Oliveira Fonseca falou sobre as mídias sociais para o vereador: como usá-las de maneira eficiente.

Em seguida, os parlamentares conferiram a apresentação do advogado, especialista em Direito Administrativo, e presidente nacional da Abracam, Rogério Rodrigues da Silva, sobre a atualização da Lei Orgânica Municipal e Emendas Impositivas no Orçamento Municipal. A Orquestra Viola de Ouro de Uberaba, regida pelo maestro Germano Bandeira Nakamura, esteve presente e abrilhantou o evento com música. Reforma Política foi o último assunto tratado no encontro.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por