POLÍTICA

Em Uberaba ministro anuncia satélite na Amazônia para defesa do agronegócio

Fábio Faria diz com satélite será possível

Gisele Barcelos
Publicado em 02/12/2021 às 16:23Atualizado em 18/12/2022 às 17:22
Compartilhar

Em visita a Uberaba nesta quinta-feira (2) para lançamento de antena 5G na cidade, o ministro das Comunicações, Fábio Faria (PSD), afirmou que monitoramento via satélite será implantado na Amazônia para provar que o agronegócio brasileiro não desmata.

"Vamos mostrar para o mundo que o nosso agro não desmata a Amazônia. Nosso agro não faz desmatamento ilegal e não tem queimadas. Nós não precisamos da Amazônia [para produzir]. Com a tecnologia 5G, vamos fazer uma parceria para colocar satélites em cima da Amazônia para a gente poder ver o que está acontecendo, se tem algum desmatamento e verificar através de drones para saber se é ilegal ou não", disse.

A afirmação foi feita durante discurso no evento e o ministro também defendeu que a nova tecnologia 5G ampliará a conectividade na região da floresta amazônica e isso oferecerá mais informações sobre a realidade local.

"As pessoas estarão conectadas para mostrar a verdadeira Amazônia, mostrar o nosso agronegócio, para não ficar apenas no que a gente vê nos jornais de fora", argumenta.

Além disso, o ministro posicionou no pronunciamento que o 5G trará novas ferramentas que permitirão o aumento da produtividade do setor agrícola, sem a necessidade de aumentar a área plantada no país.

"Vamos mostrar ao mundo que a gente pode duplicar a nossa produção sem precisar de um hectare sequer além do que a gente já utiliza hoje", salienta.

Um dos exemplos citados pelo ministro foi a otimização do controle de pragas nas lavouras, pois a introdução da internet 5G possibilita a captação de imagens para identificar a área específica onde é necessário uso de herbicidas. Com isso, não haverá mais necessidade de pulverizar toda a plantação.

Além da redução do custo de aquisição do produto, o controle mais efetivo de pragas garante maior poder de desenvolvimento das plantas, aumentando a produtividade.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por