POLÍTICA

Sindemu pede que verba remanescente do Fundeb seja revertida em abono

Gisele Barcelos
Publicado em 30/11/2021 às 21:21Atualizado em 18/12/2022 às 17:16
Compartilhar

Verba remanescente do Fundeb pode ser revertida em abono para os professores da rede municipal. A solicitação foi feita pelo Sindemu (Sindicato dos Educadores do Município de Uberaba), em ofício protocolado na segunda-feira (29) para análise do Executivo.

De acordo com o presidente do Sindemu, Bruno Ferreira, é obrigatório que o município aplique 70% dos recursos do Fundeb para pagamento dos professores. No entanto, ele salienta que o Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb fez uma análise dos números parciais e das previsões orçamentárias, sendo observado que somente algo em torno de 65% foi utilizado para esse fim até o momento.

Se o município não atingir até o fim do ano o índice obrigatório de 70% referente ao uso do Fundeb para pagamento de salários, o sindicalista argumenta que a situação resultaria na rejeição das contas da Prefeitura. Com isso, ele defende que a verba remanescente do fundo seja rateada entre os professores da rede municipal por meio do pagamento do abono. Não há como especificar o valor do bônus, pois depende do saldo restante do Fundeb no dia 31 de dezembro.

Ferreira posiciona que a solicitação está sendo feita agora porque a medida precisa ser aprovada previamente na Câmara Municipal antes do encerramento do ano. Sendo assim, a Prefeitura tem prazo curto para formatar o projeto para envio ao Legislativo.

Segundo o líder sindical, o Tribunal de Contas do Estado se posicionou a favor do pagamento do bônus com recursos do Fundeb e outras prefeituras da região já estão se mobilizando para concessão do abono para cumprimento do índice.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por