POLÍTICA

Secretário não descarta termoelétrica em área da planta de amônia

Gisele Barcelos
Publicado em 20/10/2021 às 22:22Atualizado em 19/12/2022 às 01:38
Compartilhar

Em visita a Uberaba ontem para oficializar a adesão do município ao programa Minas Livre para Crescer, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, manifestou que articulações continuam para viabilizarem a instalação de um novo empreendimento na área onde seria a fábrica de amônia da Petrobras. A possibilidade de implantar uma termoelétrica no local não é descartada.

Passalio ressaltou que a área pertence ao Estado e chegou a ser colocada à venda este ano, mas o governo mineiro recuou do processo para atender solicitação da prefeita Elisa Araújo (Solidariedade).

De acordo com o secretário estadual, as tratativas continuam com o governo municipal para encontrar a melhor destinação da área no Distrito Industrial. “Estamos conversando diariamente com a Prefeitura para conseguirmos avançar na utilização produtiva e efetiva desse terreno, com uma empresa que tenha interesse de fazer a compra e melhor utilização dele”, salienta.

Questionado, o secretário estadual não descartou a possibilidade de a área em Uberaba abrigar uma termoelétrica, mas ressaltou que ainda não há uma definição sobre o tema. “Vamos esperar o leilão previsto para o ano que vem [para contratação das primeiras usinas térmicas] e torcemos para que Minas seja contemplada”, pondera.

A possibilidade de instalação de uma termoelétrica em Uberaba começou a ser ventilada a partir da aprovação da Medida Provisória da privatização da Eletrobras. O texto estabeleceu regiões que serão beneficiadas para a construção de novas térmicas e o Triângulo Mineiro está incluído na lista.

A MP prevê a contratação de 6 GW termoelétricos em determinadas regiões do país, por meio dos novos leilões de reserva de capacidade, em fase de regulação. 

O terreno da extinta planta de amônia em Uberaba vem sendo considerado para o empreendimento porque teria todas as condições de receber uma termoelétrica, pois está situado ao lado de linhas de alta tensão e de um rio 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por