POLÍTICA

Câmara Municipal rejeita proposta de homenagem ao governador Romeu Zema

Gisele Barcelos
Publicado em 18/10/2021 às 23:20Atualizado em 19/12/2022 às 01:41
Compartilhar

Em clima tenso no plenário, Câmara Municipal rejeitou a proposta de homenagem ao governador Romeu Zema (Novo). Eram necessários 14 votos para a aprovação do projeto, porém, somente 11 parlamentares votaram a favor da concessão da Medalha Major Eustáquio a Zema.

Antes da votação, vereadores já divergiam sobre a homenagem ao governador. O autor da proposta, Almir Silva (DEM), manifestou que Zema está conseguindo equilibrar as finanças do Estado e até citou a volta do pagamento do funcionalismo no quinto dia útil. Outros favoráveis ainda apontaram que a honraria seria uma forma de aproximar o governador do município.

Por outro lado, o vereador Tulio Micheli (PSL) argumentou que Zema virou as costas para Uberaba, ressaltando a falta de investimentos para a recuperação das rodovias estaduais na região de Uberaba e, também, as pendências nos repasses para a área da Saúde. Já o vereador Diego Fabiano de Oliveira (PP) posicionou que o governador ainda não honrou a promessa de recomposição salarial para os servidores da área de Segurança para justificar o voto contrário.

A polêmica maior, entretanto, começou depois dos pronunciamentos e da votação da matéria. A discussão ocorreu por causa de uma divergência sobre o número de votos necessários para a aprovação. 

O painel e a pauta apontavam a necessidade de dois terços dos presentes, seguindo o Regimento Interno para honrarias em geral. Porém, o presidente da Câmara, Ismar Marão (PSD), declarou que o correto seria maioria absoluta, pois é o que estabelece a resolução específica sobre a Medalha Major Eustáquio.

A situação arrastou o impasse no plenário  porque a regra aplicada poderia mudar totalmente o resultado da votação já concluída, o que gerou diversos protestos dos parlamentares que votaram contra a homenagem. 

Por fim, o entendimento foi por seguir o Regimento da Casa, porque foi o critério informado tanto no painel quanto na pauta distribuída aos vereadores. Com isso, a concessão da Medalha Major Eustáquio ao governador foi negada, com oito votos contrários e 11 favoráveis.

Os parlamentares que votaram contra a homenagem ao governador foram: Caio Godoi (Solidariedade), Celso Neto (PP), Diego Fabiano de Oliveira (PP), Elias Divino (Pode), Ismar Marão (PSD), Rochele Gutierrez (PP), Tulio Micheli (PSL) e Varciel Borges (PP). A maioria do grupo é formada por vereadores ligados ao deputado federal Franco Cartafina (PP). 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por