POLÍTICA

Conferência definirá a implantação do novo Plano Municipal de Cultura

Gisele Barcelos
Publicado em 16/10/2021 às 15:55Atualizado em 19/12/2022 às 01:44
Compartilhar

Fundação Cultural de Uberaba (FCU) promove nos dias 3 e 4 de novembro, no Teatro Sesiminas Uberaba, a IV Conferência Municipal de Cultura para planejamento das ações para os próximos oito anos, a partir do Plano Municipal de Cultura. O tema é “A cultura diante dos novos paradigmas da economia criativa: perspectivas e desafios”.

No primeiro dia (3 de novembro), serão ministradas palestras de formação cultural e gestão de carreira, além de ser apresentado o diagnóstico do atual Sistema Municipal de Cultura de Uberaba. Na quinta-feira (4/11), os Grupos de Trabalho (GTs) dos setoriais de cultura, como audiovisual, música, patrimônio histórico, dança, teatro, literatura, se reunirão para discutir as necessidades de cada setor, por meio da redação de objetivos, metas, prazos, indicadores e ações. Posteriormente, será realizada a plenária; em seguida, o encerramento da conferência.

O objetivo é propor estratégias de articulação e cooperação institucional com demais entes públicos municipais, sociedade civil, terceiro setor, entidades classistas e povos tradicionais. Dessa forma, é possível dinamizar a participação e controle social na gestão das políticas públicas de cultura para a aplicabilidade do Sistema Municipal de Cultura.

“Serão debatidas e elaboradas, por meio dos Grupos de Trabalho (GTs) de cada setorial cultural, propostas que atendam aos seus anseios e que possibilitarão a implementação do novo Plano Municipal de Cultura. Haverá a socialização de metodologias e conhecimentos e a construção de um planejamento de ações para os próximos oito anos. Nos dois dias, teremos apresentações artísticas, bem como mostras de arte com trabalhos que enfatizam as várias linguagens e expressões culturais de Uberaba no hall de entrada do teatro, além de palestras de formação cultural”, explicou o presidente da FCU, Cássio Facure.

As datas das pré-conferências de cada setorial serão divulgadas nos canais oficiais da FCU: no instagram.com/cultura.prefuberaba, facebook.com/cultura.prefuberaba e uberaba.mg.gov.br/fundacaocultural, bem como nos canais de divulgação do Conselho Municipal de Política Cultural facebook.com/cmpcura e instagram.com/cmpc_uberaba/.

O presidente da Fundação Cultural ressaltou a importância da adesão dos profissionais nas pré-conferências, já que é a partir delas que os profissionais da cultura poderão organizar-se nos Grupos de Trabalho (GTs) na conferência e determinar as necessidades de cada setorial para o Plano Municipal de Cultura.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por