POLÍTICA

Comparecimento presencial às aulas pode voltar a ser obrigatório ainda este ano

Gisele Barcelos
Publicado em 14/10/2021 às 21:03Atualizado em 19/12/2022 às 01:47
Compartilhar

O comparecimento às aulas presenciais pode voltar a ser obrigatório na rede estadual ainda este ano. A possibilidade está sendo estudada pelo governo mineiro, conforme revelou o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, em coletiva de imprensa realizada nessa quinta-feira.

Até o momento, a presença dos estudantes nas salas de aula é facultativa e os pais podem optar por manter os alunos apenas no modelo remoto. Entretanto, após o estado de São Paulo anunciar a retomada obrigatória dos estudantes às aulas presenciais, o secretário estadual posicionou que o mesmo caminho pode ser seguido em Minas Gerais. “Há chance sim (de a presença na escola voltar a ser obrigatória em Minas). É o próximo ponto, estamos discutindo agora o distanciamento”, ponderou.

Na semana passada, o Estado já revisou o protocolo sanitário nas escolas e liberou a ocupação de 100% das salas de aula e dos demais espaços nos colégios, desde que seja assegurada a distância mínima de 90 centímetros entre os estudantes.

De acordo com Baccheretti, os técnicos estão avaliando se o distanciamento pode ser revisto. “Hoje a sala não tem limite de alunos, a limitação se dá pelo distanciamento. A nossa expectativa é que o nosso grupo técnico discuta, com esse novo cenário que vem melhorando semanalmente, e a gente consiga tirar os 90 centímetros, permitindo retorno integral de todo aluno à sala de aula de forma obrigatória”, disse.

Apesar de confirmar os estudos em andamento, o secretário não adiantou quando o Estado deve ter um posicionamento sobre o assunto.

Na coletiva, o titular da pasta apenas ressaltou que também será preciso ter cautela por causa dos alunos imunocomprometidos e com doenças crônicas, que são mais vulneráveis ao vírus. “Existem algumas ponderações. Para esses estudantes, talvez o risco ainda neste momento seja maior ao retorno da aula. Mas a ideia das secretarias de Saúde e Educação é que a gente consiga sim, de forma segura, retornar com todas as atividades presenciais nas escolas de Minas”, concluiu.  

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por