POLÍTICA

Concessionária da BR-050 tem estudo preliminar para implantar anel viário

Proposta em estudo seria para incluir o anel viário no pacote de obras da concessão da BR-050

Gisele Barcelos
Publicado em 17/09/2021 às 07:28Atualizado em 19/12/2022 às 01:52
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Foto/Divulgação/TV Gazeta

Secretário Fernando Marcato explica que as articulações com a concessionária começaram anteriormente para viabilizar a obra do anel viário

Concessionária da BR-050 já tem estudo preliminar para implantação do anel viário de Uberaba. A informação foi revelada pelo secretário estadual de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato, que esteve ontem em Uberaba para discutir o projeto com a prefeita Elisa Araújo (Solidariedade) e dirigentes da EcoRodovias.

Marcato explica que as articulações com a concessionária começaram anteriormente para viabilizar a obra do Anel Viário, uma antiga demanda da cidade. De acordo com o secretário estadual, houve uma primeira resposta positiva da empresa e um estudo preliminar já foi concluído pela Eco 050.

O titular da pasta afirma que a expectativa agora é seguir avançando até o fim do ano para concretizar a implantação do Anel Viário. “Em dezembro, nós iremos até a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) para protocolar o projeto final”, salienta.

Conforme o secretário estadual, a proposta em estudo seria para incluir o anel viário no pacote de obras da concessão da BR-050. “A gente terá nos primeiros meses de 2022 a negociação do aditivo da concessão para que a gente possa fechar esse aditivo em meados do ano que vem”, acrescenta.

O projeto local do Anel Viário foi anunciado em 2012, durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), mas não chegou a sair do papel. A proposta original previa a construção de 65,72 quilômetros de via em torno de Uberaba, interligando diretamente as principais rodovias que cortam o município para reduzir o fluxo de veículos dentro da cidade.

Edital de concessão para rodovias estaduais no Triângulo deve ser publicado até outubro

Edital de licitação para dar pontapé à concessão de rodovias estaduais no Triângulo Mineiro deve ser publicado até o início de outubro. O cronograma foi informado ontem pelo secretário estadual de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato, em entrevista à Rádio JM.

Segundo o titular da pasta, as sugestões coletadas na fase de audiência pública e consulta popular já foram analisadas. Agora, a equipe técnica está fazendo os últimos ajustes no edital para formatar a versão final do documento que será disponibilizado ao mercado.

Inicialmente, a previsão era que o edital fosse lançado em setembro. No entanto, o secretário justificou que se trata de um projeto complexo. Por isso, a data pode ser um pouco estendida, mas tudo ainda continua dentro do prazo. “[O edital] já está muito avançado. Se a gente não soltar agora até o fim do mês, no começo de setembro vai estar na praça, com certeza”, declara.

Pelo cronograma inicial, o leilão do lote de rodovias no Triângulo Mineiro está previsto para novembro deste ano e a concessionária deve assumir os trechos no início de 2022.

O projeto de concessão contempla as rodovias BR-452, BR-365, CMG-452, CMG-462, LMG-782, LMG-798, LMG-812, MG-190 e MG-427, que juntas somam 627,4 quilômetros de extensão.

No projeto inicial, estavam previstas oito praças de pedágio no Triângulo Mineiro, sendo duas próximas a Uberaba: um posto seria instalado na MG-427, entre Uberaba e Conceição das Alagoas, e outro, na LMG-798, antes da chegada a Nova Ponte. A tarifa mínima prevista era de R$8,66. 

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