POLÍTICA

Decreto flexibiliza celebrações, cinemas e trenzinhos turísticos

Reuniões religiosas deixam de ter duração máxima de uma hora; exibições de cinema passam a ter uma hora a mais e podem ir até as 23h e os trenzinhos foram liberados para circular nos dias de semana

Gisele Barcelos
Publicado em 31/07/2021 às 15:43Atualizado em 18/12/2022 às 15:14
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas

As restrições quanto ao número de participantes nas celebrações e o distanciamento entre eles são mantidas no decreto

Com revisão de decreto municipal com regras de enfrentamento à pandemia de Covid-19, Prefeitura flexibilizou restrições para celebrações religiosas e ampliou os horários para funcionamento de cinemas e trenzinhos turísticos.

Até então, os cultos, missas e demais reuniões de cunho religioso deveriam ter duração máxima de uma hora e com intervalo de uma hora entre cada uma delas, para higienização. Pelo novo texto em vigor desde ontem, as celebrações agora não têm mais limite de duração. Também não é exigido intervalo de uma hora entre cada encontro, porém continua sendo cobrada a limpeza do ambiente ao final de cada evento.

Por outro lado, foram mantidas as restrições de público e os horários de encerramento. A lotação autorizada permanece de, no máximo, 30% da capacidade de assentos das instituições religiosas, desde que seja garantido o espaçamento de dois metros entre os presentes. As celebrações estão liberadas todos os dias da semana, mas devem ser encerradas até 23 horas.

Já os cinemas tiveram ampliação de uma hora no horário permitido de funcionamento. Com isso, agora as sessões podem ocorrer todos os dias da semana até 23 horas. Porém, segue limitada em 30% a capacidade de ocupação.

Os trenzinhos turísticos, antes autorizados para funcionar só aos sábados e domingos, agora foram liberados pela Prefeitura todos os dias da semana. Apenas foram mantidos o limite de horário até 22h e a lotação máxima de 50%.

A nova redação do decreto também autorizou a reabertura do ParCão, área destinada para a recreação canina na praça Pôr do Sol. O espaço poderá funcionar de segunda a sexta, até as 21 horas. Já no sábado e domingo, o espaço deverá fechar às 18 horas.

Já os escritórios advocatícios, contábeis e imobiliárias devem funcionar de segunda a sexta-feira até as 18h, mas podem abrir fora deste horário para atendimentos de medidas urgentes e outras necessidades relativas a serviços inadiáveis. E, aos sábados e domingos, agora é permitida a abertura somente para atendimentos das urgências.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por