POLÍTICA

Ocupação de leitos de UTI aumenta e eletivas ficam ainda mais distantes

Gisele Barcelos
Publicado em 29/07/2021 às 20:39Atualizado em 18/12/2022 às 15:12
Compartilhar

Taxa de ocupação de leitos UTI Covid aumenta e marcação de cirurgias eletivas segue suspensa em Uberaba na próxima semana. Conforme dados divulgados ontem pela Prefeitura, o índice registrado foi de 69% de ocupação de 23 a 29 de julho, contra 61% na semana anterior.

O parâmetro estabelecido para a autorização das cirurgias eletivas é que a taxa de ocupação de leitos UTI Covid seja inferior a 60%. Desde que o critério foi definido no início deste mês, o percentual ainda não foi atingido. Com o último resultado, a marcação dos procedimentos segue paralisada na cidade.

Por outro lado, o monitoramento continua sendo feito semanalmente para determinar se haverá a marcação de cirurgias eletivas na semana seguinte. Desta forma, a situação será reavaliada pela Prefeitura na quinta-feira (5 de agosto). Se o percentual estiver abaixo de 60%, o retorno das cirurgias eletivas nos hospitais públicos e particulares será autorizado a partir do dia 9 de agosto.

Além do parâmetro para a retomada das eletivas, a Prefeitura também estabeleceu um limite máximo de leitos para a realização das cirurgias eletivas quando houve a liberação dos hospitais para realizar os procedimentos.

Cada estabelecimento poderá destinar para as eletivas somente 20% dos leitos cirúrgicos cadastrados no CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde). Outro critério firmado é que, nesta fase inicial, só serão autorizadas cirurgias com média de internação de até dois dias, segundo média de permanência prevista em tabela oficial do SUS. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por