POLÍTICA

Decreto proíbe aplicação de doses contra a Covid em pessoas já vacinadas

Um caso de pessoa que recebeu doses além do previsto foi confirmado e outros estão em investigação em Uberaba, o que pode configurar crime de estelionato

Gisele Barcelos
Publicado em 29/07/2021 às 16:26Atualizado em 19/12/2022 às 02:34
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas

Casos ocorridos antes do decreto serão encaminhados ao Ministério Público para as devidas providências

Com um caso identificado em Uberaba de pessoa que recebeu doses de vacina contra a Covid-19 acima do necessário, Prefeitura publicou decreto com regras para coibir a tentativa de obter dose extra do imunizante. As ocorrências serão comunicadas ao Ministério Público e as pessoas podem até responder criminalmente pela prática.

Em nota, a administração municipal informou que, até agora, uma tentativa de obter dose extra da vacina contra Covid-19 foi identificada pela Controladoria-Geral do Município. O texto ainda comunica que outros casos suspeitos estão em investigação para verificar se o cidadão se revacinou na prática ou se houve erro no sistema, de digitação ou de outra natureza. “Os suspeitos já foram notificados para prestar esclarecimentos”, continua a nota.

De acordo com as informações da Prefeitura, os casos de revacinação identificados antes da publicação do decreto serão notificados ao Ministério Público, assim como as ocorrências registradas a partir de agora. Caberá à Promotoria tomar as medidas cabíveis para responsabilização cível e/ou criminal das pessoas envolvidas.

No decreto, a Administração Municipal justificou que há necessidade de se coibir a “revacinação” em âmbito municipal. Conforme o texto, a prática irregular pode comprometer o Plano Nacional de Vacinação porque a situação acarretaria o desvio de doses que deveriam ser direcionadas à população ainda não vacinada da cidade. Além disso, a Prefeitura posicionou que a tentativa de burlar o sistema de vacinação contra a Covid-19 pode configurar crime de estelionato.

Com isso, o decreto estabelece que os cidadãos identificados na tentativa de receber a dose extra poderão sofrer responsabilização cível e/ou criminal pelos órgãos competentes. O regulamento determina que a pessoa que se reapresentar ao posto de vacinação em busca da imunização contra a Covid-19 e que for identificada no sistema informatizado do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI) como já imunizada deverá assinar o Termo de Responsabilidade. Entretanto, neste caso, não está previsto que a suspeita impedirá de aplicação da dose.

O decreto apenas estabelece que o cidadão suspeito não será imediatamente imunizado em caso de se recusar a assinar o Termo de Responsabilidade. Nesta situação, a pessoa também deverá ser conduzida à autoridade policial para a lavratura de Boletim de Ocorrência.

Além disso, o decreto prevê que, se houver instabilidade no sistema federal onde são registrados os imunizados e a consulta não for possível no momento da vacinação, a pessoa deverá assinar o Termo de Responsabilidade. No termo, o usuário declara não ter recebido dose do imunizante contra a Covid-19 anteriormente, mesmo que os dados estejam registrados no Sistema Informatizado do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI). A pessoa ainda atesta no documento que as informações prestadas no momento da vacinação são verdadeiras e afirma estar ciente das possíveis penalidades que podem ser aplicadas em caso de falsificação. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por