POLÍTICA

Vigilância cobra agilidade dos hospitais na informação de óbitos

Publicado em 10/06/2021 às 06:41Atualizado em 18/12/2022 às 13:48
Compartilhar

Instituições hospitalares e outras da área da Saúde em Uberaba se comprometeram a repassar, assiduamente, as informações sobre óbitos de Covid-19 à Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Este é o resultado de reunião, na manhã dessa quarta-feira (9), entre dirigentes dessas instituições e a chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica da SMS, Larissa Bandeira de Mello Barbosa.

“O não repasse das ocorrências dos óbitos pode impactar, significativamente, no levantamento epidemiológico das informações do Boletim Epidemiológico, gerando informações flutuantes acerca da credibilidade do boletim”, explicou Larissa. Segundo ela, o encontro com os representantes de hospitais e casas de saúde vai otimizar o fluxo de repasse das informações.

O Departamento de Vigilância Epidemiológica vai averiguar o cumprimento da medida, quando não forem informados a declaração de óbito, data de nascimento do paciente, tempo de internação e o nome completo. Caso ocorra atraso na notificação, serão inseridas notas explicativas no boletim, justificando a não informação dos óbitos. Nesse caso, será discriminada qual instituição não fez o repasse, bem como a data em que o óbito deveria constar na divulgação oficial do Município.

O compromisso de prestar as informações com assiduidade foi assinado em ata lavrada ao final da reunião entre representantes do Governo Municipal e prestadores de serviços.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por