POLÍTICA

Covid-19: Vereadores propõem a criação de novo Comitê independente da prefeitura

Gisele Barcelos
Publicado em 04/03/2021 às 17:45Atualizado em 18/12/2022 às 12:34
Compartilhar

Vereadores estudam a criação de comitê técnico independente para discutir ações de enfrentamento à Covid-19 em Uberaba. A proposta foi discutida em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (4) no plenário da Câmara Municipal e agora está sendo analisada pelo departamento jurídico.

A reunião para tratar a proposta foi convocada em caráter de urgência pelo presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, vereador Professor Wander (PSC). Ele alegou que falta diálogo e transparência por parte da Prefeitura em relação às medidas de enfrentamento à pandemia. Por isso, o Legislativo precisa tomar providências imediatas sobre o assunto.

De acordo com o presidente da Câmara, vereador Ismar Marão (PSD), a ideia é formar o comitê independente com a participação de médicos e especialistas para embasar as propostas de enfrentamento apresentadas pelo Legislativo. 

"É uma forma de subsidiar os vereadores para termos uma fala coesa e técnica para discutir com o Executivo. Às vezes, a gente passa para a Prefeitura reivindicações da população que não são científicas, Isso não nos dá respaldo. Queremos respaldo para tratar com o Executivo as ideias da Câmara Municipal", salienta.

Por enquanto, ainda não há previsão de data para o início dos trabalhos ou como será o funcionamento do grupo. Ismar informa que a Procuradoria da Câmara Municipal está analisando a documentação e preparando como o comitê será estruturado juridicamente. " Ainda é prematura dizer como será o sistema de trabalho", pondera.

Para viabilizar a criação do eventual Comitê Técnico-Científico, o vereador Celso Neto (PP) sugeriu a alteração no Regimento Interno da Câmara para possibilitar a instituição de Comissões de Estudos, formadas entre o Legislativo e a sociedade civil. Com isso, seria possível a participação de médicos, estatísticos e demais profissionais envolvidos no enfrentamento à pandemia. A alteração deve ser feita quando as sessões plenárias retornarem na próxima semana.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por