POLÍTICA

Prestação de contas revela que Ipserv pode se tornar deficitário em três anos

Gisele Barcelos
Publicado em 27/02/2021 às 08:38Atualizado em 18/12/2022 às 12:23
Compartilhar

Ipserv (Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais) pode começar a ser deficitário em três anos. A situação foi apontada ontem durante audiência pública para prestação de contas da Secretaria Municipal da Fazenda.

O balanço mostra uma piora no desempenho em relação ao relatório apresentado em 2017. Na época, a previsão era o início da operação em déficit a partir de 2025. Agora a projeção é que o instituto pode começar a operar no vermelho a partir de 2024, se não forem adotadas providências para a saúde financeira do Ipserv.

De acordo com levantamento, as despesas podem ser R$2,2 milhões maiores que as receitas do instituto em 2024. O diretor contábil da Secretaria Municipal da Fazenda, Márcio Adriano Oliveira Barros, explicou que o Ipserv teria que usar saldo financeiro e as reservas para pagar aposentadorias e pensões, o que complicaria o quadro para o futuro. “A arrecadação previdenciária já não consegue fazer frente às despesas previdenciárias e passa a ser um problema”, disse.

Se não houver medidas, o relatório aponta que as reservas do instituto podem estar esgotadas em 2043. “É uma situação de probabilidade. O Ipserv não pode deixar que isso aconteça. O estudo do cálculo atuarial é feito periodicamente para que o instituto desenvolva ações para não permitir que o resultado ocorra dessa forma. Em função disso, tivemos, inclusive, o aumento de alíquota de contribuição de 11% para 14% para reduzir déficit previdenciário”, manifestou.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por