POLÍTICA

Município suspende por tempo indeterminado cirurgias eletivas

Gisele Barcelos
Publicado em 25/02/2021 às 20:53Atualizado em 18/12/2022 às 12:21
Compartilhar

Prefeitura prorroga suspensão de cirurgias eletivas por tempo indeterminado em hospitais da rede pública e particular de Uberaba. A medida foi oficializada em decreto publicado na última edição do Porta-Voz.

Em entrevista à Rádio JM, ontem, o secretário municipal de Saúde, Sétimo Bóscolo, posicionou que suspensão das cirurgias eletivas é necessária para que os leitos hospitalares estejam liberados em caso de agravamento da situação da Covid-19 em Uberaba. “Me perguntaram se estou prevendo coisa pior. Eu digo que é só olhar ao redor de Uberaba. A situação de Uberlândia e de Araxá, por exemplo”, pondera.

Segundo Bóscolo, a medida permitirá um trabalho conjunto da rede hospitalar pública e particular para assegurar o tratamento a pacientes com Covid-19 em Uberaba, se necessário. “Vamos esvaziar e controlar esses leitos para ter espaço para internar”, manifesta.

Por outro lado, o titular da pasta esclarece que nem todos os procedimentos eletivos serão atingidos pela suspensão por tempo determinado. Os procedimentos em Oncologia, Obstetrícia, Cirurgias Ambulatoriais e Cirurgia Cardiovascular poderão ser realizados no período, preservando os casos de urgência e/ou emergência.

Além disso, o secretário ressalta que as cirurgias de catarata poderão continuar normalmente, pois o atendimento é feito de forma ambulatorial e não há ocupação de leitos. “A pessoa opera no hospital e, em seguida, vai embora para casa”, explica.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por