POLÍTICA

Vereadores propõem estabelecer o toque de recolher na cidade

Gisele Barcelos
Publicado em 24/02/2021 às 21:40Atualizado em 18/12/2022 às 12:23
Compartilhar

Vereadores apresentaram ontem ao governo municipal proposta para estabelecer o toque de recolher em Uberaba e, também, um rodízio no horário de funcionamento do comércio no município. As medidas são defendidas para endurecer as regras de isolamento social na cidade e frear a transmissão da Covid-19. O governo municipal informou que avaliará as sugestões.

Pela proposta dos parlamentares, o toque de recolher seria todos os dias da semana, das 23h até 6h da manhã. Após as 23h, a ideia seria que apenas os entregadores de delivery e pessoas cadastradas para a execução de atividades essenciais estejam autorizadas a transitar nas ruas da cidade.

Quanto ao rodízio do comércio, a proposta seria que fossem adotados horários diferentes de abertura conforme o tipo de loja. Assim, determinados grupos abririam a partir das 8h; outros, às 9h ou 10 horas. A divisão seria uma forma de evitar concentração dos trabalhadores no transporte coletivo nas primeiras horas da manhã.

Em relação ao transporte coletivo, os vereadores ainda solicitaram que seja proibida a circulação de pessoas em pé dentro dos ônibus. Com isso, a capacidade máxima seria limitada ao número de passageiros sentados para diminuir os problemas de aglomeração nos carros.

Outro pedido feito pelos parlamentares foi a proibição de uso de parques e praças, inclusive com impedimento da prática de atividades esportivas nesses locais. A lista de demandas ainda prevê o restabelecimento das barreiras sanitárias no aeroporto, na rodoviária e no posto Graal para monitorar a entrada de pessoas de outras cidades e outros Estados.

As reivindicações incluem, também, a proibição total de aulas presenciais tanto na rede pública quanto particular em Uberaba e a suspensão do feriado do dia 2 de março, na próxima semana.

A continuidade da suspensão de eventos de qualquer espécie e da proibição do consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas também está entre as solicitações do Legislativo.

Prefeita afirma que todas as sugestões serão analisadas pelo comitê técnico

As demandas foram discutidas em reunião, ontem, com a prefeita Elisa Araújo (Solidariedade). O encontro ocorreu após diversos questionamentos em plenário sobre a situação crítica da pandemia na cidade.

O assunto foi levantado pelo vereador Túlio Micheli durante a sessão. A principal crítica foi a falta de participação do Legislativo nas decisões tomadas pelo Comitê Técnico Científico de Enfrentamento à Covid-19, o que resultou em uma reunião de última hora entre a prefeita e os parlamentares, na tarde de ontem.

Após ouvir os vereadores, Elisa informou que levará as propostas para análise da equipe técnica. “Os pedidos serão avaliados um a um junto ao Comitê de Enfrentamento à Covid. Esse período é um desafio para o governo municipal, assim como o é para toda a comunidade”, afirmou.

A chefe do Executivo aproveitou o encontro para anunciar que, a partir de março, promoverá reuniões semanais com os vereadores para as atualizações do decreto. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por