POLÍTICA

Zema diz que MG comprará vacina se governo federal não cumprir programa

Gisele Barcelos
Publicado em 24/02/2021 às 06:52Atualizado em 18/12/2022 às 12:20
Compartilhar

Governador Romeu Zema disse que governadores já se articulam para, caso necessário, importarem vacinas para dar continuidade à vacinação (Foto/Ramon Bitencourt/O TEMPO)

Com decisão ontem do Supremo Tribunal Federal (STF) para autorizar Estados e prefeituras a também comprar doses de vacinas contra Covid-19, o governador Romeu Zema (Novo) posicionou que Minas Gerais pretende comprar por conta própria o insumo para a continuidade da campanha de imunização. A declaração foi feita ontem, durante presença em solenidade na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Segundo Zema, os custos para a aquisição do imunizante estão sendo analisados em conjunto. “Nós, governadores, já nos unimos e estamos orçando, estamos vendo fornecedores no exterior para que os Estados também possam comprar. Nós estamos ampliando o leque; caso o governo federal não atenda adequadamente, nós teremos alternativas”, afirmou.

Por outro lado, o governador ressaltou que a medida só será adotada caso não haja fornecimento adequado do governo federal. “Vale lembrar que a decisão do STF tem uma ressalva que especifica que os Estados e municípios poderão adquirir (vacinas) caso o governo federal não esteja atendendo, fornecendo adequadamente”, ponderou.

Ainda assim, Zema lembrou que ontem o Ministério da Saúde anunciou a chegada de novo carregamento de doses de AstraZeneca ao Brasil. Ao todo, mais de dois milhões de vacinas foram entregues e já estavam no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para serem checadas e distribuídas pelo Ministério da Saúde para os Estados. Outros 1,2 milhão de doses da CoronaVac também foram entregues ontem ao Ministério da Saúde pelo Instituto Butantã.

O Estado aguardava ainda ontem um posicionamento sobre a quantidade de imunizantes que seria destinada a Minas Gerais. Em postagem nas redes sociais, o governador manifestou que o número seria anunciado até o fim do dia pelo governo federal.

No texto, Zema não menciona datas. Entretanto, a previsão inicial do Estado era que as novas doses do imunizante fossem repassadas para Minas Gerais nesta quarta-feira.

Até o fechamento desta edição do Jornal da Manhã, a Superintendência Regional de Saúde em Uberaba ainda não tinha informação sobre o cronograma para o repasse do estoque para o Triângulo Sul e nem do número de doses a ser disponibilizado para os municípios da região.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por