POLÍTICA

Nova remessa de vacinas está prevista para chegar na sexta em Uberaba; quantidade segue indefinida

Eduardo Marins
Publicado em 26/01/2021 às 11:59Atualizado em 18/12/2022 às 12:08
Compartilhar

O superintendente regional de Saúde, professor Maurício Ferreira, afirma que a distribuição e, possivelmente a vacinação, comecem na segunda, dia 1º de fevereiro (Foto/Arquivo JM)

O Estado de Minas Gerais recebeu entre domingo e segunda-feira (25) cerca de 280 mil doses de vacinas contra o coronavírus. Os imunizantes são das marcas CoronaVac e da AstraZeneca. O material será distribuído para as 28 superintendências regionais. Uberaba é uma das regionais com menor número de municípios, com 27 ao total.

O Superintendente Regional de Saúde de Uberaba, Maurício Ferreira, ainda não tem oficialmente a quantidade exata de doses que nossa região deve receber. “A gente faz uma estimativa de 1/3 daquilo que veio no último carregamento. Como são agora: somou-se a CoronaVac nestes 80 e poucas mil doses, com aquelas 190 mil da Índia, a AstraZeneca, a gente tendo quase 280 mil doses, eu diria que 1/3 disso pode vir para Uberaba e região... 1/3 daquela remessa anterior, que foram de 9.200 doses, podem vir agora em torno de 3.000, mas como houve esse aporte da CoronaVac, pode ser que chegue a 4.000 doses para Uberaba. Essa é nossa expectativa, mas não posso dizer que é oficial”, explica.

A previsão era de que as doses da AstraZeneca chegassem amanhã a Uberaba, mas com as doses adicionais da CoronaVac, tudo deve chegar num único voo na sexta-feira (29). Caso isto ocorra, a distribuição pode acontecer apenas na segunda-feira (1º). “Essa é uma questão de dar um tempo para fazer o faturamento. Se chega de manhã, por exemplo, à tarde a gente consegue faturar e Uberaba já pode retirar, mas de todo jeito só vai vacinar na segunda, então às vezes é melhor retirar na segunda, e daí fica na geladeira tudo guardado”, comenta.

Sobre a distribuição para os municípios, o superintendente disse que, para as próximas doses, a entrega seguirá o mesmo protocolo de segurança usado com a chegada da primeira remessa, recebendo apoio das viaturas da Polícia Militar. “A logística é inteligente, sai em comboio numa estrada principal, o município que assume e cuida da segurança na entrada da cidade (trevo), até a unidade de saúde”, conta.

Como vão ter disponíveis na próxima etapa duas marcas de vacina, Ferreira explicou sobre como será a aplicação. “A primeira dose naturalmente foi a CoronaVac e para cada pessoa que vacinou, os vacinadores e a gestão do município têm que fazer o cartão da vacina, têm que fazer os apontamentos para que fique registrado o nome da pessoa e o tipo de vacina que tomou", diz.

Questionado sobre a capacidade da superintendência de num futuro próximo receber mais doses e em grande escala, Maurício Ferreira comentou dizendo que “temos uma equipe reduzida, mas um trabalho muito bem desenvolvido”.

Na última visita que Uberaba teve do Secretário de Estado da Saúde, o superintendente comentou que em conversa com a Prefeita Elisa Araújo, Carlos Eduardo Amaral sinalizou a possibilidade do Governo de MG ajudar o município com as despesas do Hospital Regional, principalmente agora com o recebimento dos 18 pacientes de Manaus. “O secretário Estadual acenou positivamente que vai fazer todo possível para rever o débito financeiro com o Hospital Regional, além de dar uma melhor assistência com as vacinas, mas não há nada oficial, eu fico bem com pé atrás com essas conversas, mas tomara que isso se concretize”, finaliza.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por