POLÍTICA

Prefeitura vai contestar na Justiça a constitucionalidade do IPTU Verde

Gisele Barcelos
Publicado em 26/01/2021 às 06:44Atualizado em 18/12/2022 às 12:09
Compartilhar

Prefeitura entrará com Ação Direta de Inconstitucionalidade para contestar lei que instituiu o IPTU Verde em Uberaba. A legislação, de autoria do ex-vereador Rubério Santos, foi aprovada em dezembro do ano passado pela Câmara Municipal e promulgada este mês pelo Legislativo.

Por meio de nota, a Procuradoria-Geral do Município informou que ingressará ainda esta semana com a ação para questionar a lei na Justiça. A Prefeitura também apresentará pedido de liminar para a suspensão imediata da vigência da legislação, promulgada pelo Legislativo.

O departamento jurídico da Prefeitura justifica que se trata de uma matéria tributária que implica em redução de receita. Por isso, o projeto deveria ser de autoria do Executivo. “A proposição pelo Legislativo ofende o princípio da separação e da independência dos Poderes do Estado”, continua a nota.

Além disso, a Procuradoria argumenta que a Lei de Responsabilidade Fiscal estabelece a obrigatoriedade de apresentar uma compensação para conceder ou ampliar incentivo ou benefício de natureza tributária. De acordo com o texto, a renúncia de receita “deverá estar acompanhada de estimativa do impacto orçamentário-financeiro no exercício em que deva iniciar sua vigência e nos dois seguintes. Isso não ocorreu, visto tratar-se de lei de iniciativa do Legislativo”.

Em entrevista ontem à Rádio JM, o autor do projeto referente ao IPTU Verde disse lamentar a iniciativa da Prefeitura, mas afirmou que respeitará a decisão do governo municipal. “Se entendem que devem entrar com a ação direta de inconstitucionalidade, eu não vou discutir. Mas perde a população de Uberaba e o Meio Ambiente”, posicionou.

O ex-vereador ainda manifestou que a proposta foi baseada em iniciativas de outras cidades que também partiram do Legislativo. Ele afirma que pretende conversar com a prefeita Elisa Araújo (Solidariedade) para verificar a possibilidade de viabilizar a manutenção da lei em vigor.

A lei referente à criação do IPTU Verde daria direito a um desconto de 5% no valor do imposto para proprietários de imóveis que mantiverem calçadas arborizadas, mas seguindo critérios estabelecidos na legislação.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por