POLÍTICA

Pacientes de Manaus estão em área isolada no Hospital Regional

Ainda não há confirmação sobre qual a cepa do vírus a que foram expostos

Gisele Barcelos
Publicado em 25/01/2021 às 19:13Atualizado em 18/12/2022 às 12:05
Compartilhar

Ambulâncias do Samu e dos Bombeiros foram mobilizadas para a transferências dos doentes sem Covid para outros hospitais no sábado pela manhã (Foto/Jairo Chagas)

Após desembarcarem em Uberaba neste fim de semana, 18 pacientes com Covid-19 de Manaus estão em área isolada no Hospital Regional. Na chegada, o grupo foi submetido à coleta de material para exame de sequenciamento genético para identificar se existem pessoas infectadas com a nova cepa do vírus. O material seguiu análise no laboratório oficial do Estado em Belo Horizonte e aguarda o resultado dos exames.

Segundo o diretor técnico do Hospital Regional, Diego Amad, os 18 pacientes transferidos para Uberaba estão em local de acesso restrito dentro do hospital, separados de pacientes do Triângulo Mineiro que também estão internados para tratamento da Covid-19. A medida é uma precaução em caso de confirmação da nova cepa do vírus entre o grupo de Manaus. “Pelo número de pacientes, que aumentou de 12 para 18, separamos duas alas exclusivas para que não haja nenhum contato com outros pacientes Covid, até que tenhamos em mãos o resultado do exame que está em andamento no Estado”, disse.

O diretor técnico do HR informa que, dos 18 pacientes, oito estão na UTI e se encontram em estado de alerta. “Alguns chegaram com raio-x na mão, mas o exame correto é a tomografia. Por isso, todos foram submetidos a este exame. Medicamentos mais adequados ao tratamento também foram inseridos. Durante a noite, observamos que oito pacientes estão em condições clínicas mais preocupantes. Temos que aguardar a evolução do quadro, que pode mudar a qualquer momento”, salienta.

Inicialmente, havia o pedido para a transferência de 18 pacientes com COvid-19, mas Uberaba havia aceitado receber apenas 12. No entanto, o Ministério da Saúde justificou que não seria possível fazer escala em outra cidade para deixar apenas seis pacientes e solicitou à Prefeitura que recebesse o grupo inteiro, o que foi autorizado pelo município.

Dos 18 pacientes, 11 são homens e sete são mulheres. A faixa etária varia de 30 a 70 anos. A equipe da assistência social e de enfermagem do HR já se mobilizou para garantir informações aos familiares em Manaus. Uma estratégia está sendo montada para comunicação por meio de ligação ou videochamada, já que visitas presenciais estão proibidas no hospital.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por