POLÍTICA

Equipes da Atenção Básica da SMS e idosos começam a ser vacinados nesta segunda

Publicado em 24/01/2021 às 16:57Atualizado em 18/12/2022 às 12:06
Compartilhar

Profissionais da atenção básica e idosos já estão sendo vacinados em Uberaba desde às 7h30 desta segunda-feira (25). As críticas contra o plano de vacinação no município se intensificaram ao longo da última semana. A programação segue com o número de doses que chegou à cidade. Como não há Coronavac para todos, algumas prioridades foram indicadas pelos informes técnicos do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado de Saúde, visando a um atendimento gradativo de toda a população, conforme as vacinas cheguem a Uberaba. A Prefeitura reforça, ainda, que a escolha de quem seria imunizado foi feita pelos próprios hospitais, que detêm a responsabilidade pela definição, que foi amplamente criticada, sobretudo com denúncias de profissionais “furando a fila”

Na semana passada, os médicos das unidades básicas de saúde ameaçaram não atender mais pacientes com suspeita de Covid-19 tendo em vista não terem sido contemplados com as primeiras doses da Coronavac. Médicos reagiram porque apenas 37 profissionais das unidades básicas e 36 das salas de vacina em Uberaba seriam contemplados na primeira etapa da vacinação, contra um total de 3.691 trabalhadores em Saúde que atuam no âmbito hospitalar no enfrentamento à Covid-19.

Por unanimidade, os médicos e enfermeiros das unidades de saúde decidiram que so retornarão os atendimentos após serem vacinados. Conforme apurou a reportagem do Jornal da Manhã, será entregue um documento nas mãos do secretário de Saúde, Sétimo Bóscolo, exigindo transparência no processo de vacinação e que os demais profissionais das unidades básicas de saúde sejam vacinados em caráter de prioridade com a chegada do próximo lote de vacinas. 

A escala prevê vacinação de 10 profissionais por unidade, que deverão seguir a dat e o horário estabelecidos. A primeira unidade de saúde contemplada, às 7h30, foi a UMS Abadia, seguida pela Clínica da Família, Eurico Vilela, UMS Álvaro Guaritá, UMS Aluízio Prata, UMS Roberto Árabe, UBS Romes Cecílio, UMS Valdemar Hial Júnior, UMS Ézio de Martino e finalizando com a UMS Maria Teresa, às 16h30.

O cronograma prevê a retomada da vacinação amanhã (26), pela unidade Melhor em Casa, às 7h30, seguida pela UMS Luiz Meneghello, UMS George Chirre, USF Édison Reis Lopes, USF Julieta, USF Vilânea, USF Rosa Maria, USF Edson Luiz Fernandes, UBS Dona Aparecida Conceição e finalizando com a USF João Francisco Naves Junqueira, às 16h30.

Na quarta-feira, 27, serão as vezes dos profissionais da UBS Juca Inácio, USF Planalto, USF Lecir Nunes, USF Beija-Flor, USF Copacabana, USF Maria de Oliveira, USF Jacob, USF Inimá Baroni, USF Norberto e USF Francisco José. Por fim, na quinta-feira, 28, serão vacinados os profissionais da USF Fausto Cunha, Eduardo Veloso, Sebastião Lima, José Pedro e Palmira Conceição.

UNIDADES DE INTERNAÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA DE IDOSOS

Atendendo ao Informe Técnico emitido pelo Estado, na última quarta-feira, serão vacinados os idosos asilados. Ao todo, são 35 instituições e aproximadamente 500 idosos. Conforme apurou o Jornal da Manhã, as primeiras instituições a receberem imunizantes são Lição de Vida e o asilo Santo Antônio. A assessoria de imprensa da Prefeitura de Uberaba informou que a vacinação começou às 8h da manhã desta segunda-feira (25).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por