POLÍTICA

Conselho aprova volta às aulas, mas rechaça modelo presencial

Gisele Barcelos
Publicado em 20/01/2021 às 21:45Atualizado em 18/12/2022 às 11:59
Compartilhar

Em reunião ontem, Conselho Municipal de Educação se manifestou a favor da retomada das aulas no dia 4 de fevereiro, mas recomendou a continuidade do modelo remoto na rede municipal, devido ao risco de transmissão da Covid-19. O uso do formato presencial ou mesmo híbrido foi descartado pelo órgão.

De acordo com a presidente do conselho, Kátia Cilene da Costa, o posicionamento foi unânime entre todos os integrantes do colegiado. A recomendação agora será comunicada oficialmente ao governo municipal. “Nós reconhecemos a importância do retorno das aulas no dia 4 de fevereiro, mas orientamos que a volta seja de forma on-line até que tenha condição e infraestrutura para adotar outro modelo”, salienta.

Cilene afirma que a posição do conselho pode ser revista futuramente, com base na evolução do quadro da pandemia de coronavírus em Uberaba. No entanto, ela ressalta que a situação atual não permite o retorno presencial dos alunos às escolas. “Diante do agravamento da crise sanitária na cidade de Uberaba, a gente orienta que em fevereiro seja no formato remoto. Depois, ao longo do mês, vamos reavaliando o cenário e as providências tomadas pela Secretaria de Educação”, declara.

Cilene explica que, antes de um novo posicionamento, será preciso analisar a organização das escolas municipais e, também, o nível de contaminação da cidade nas próximas semanas.

A presidente do conselho, inclusive, ressalta que existem unidades que não têm ainda a estrutura básica necessária, como ventilação natural nas salas e portaria diferenciada para entrada e saída dos alunos. Sendo assim, até mesmo a utilização de um modelo híbrido seria inviável neste primeiro momento.

Além da manifestação do Conselho Municipal de Educação, a Prefeitura está com consulta aberta até domingo (24) para ouvir a comunidade escolar sobre o modelo a ser adotado para o retorno das aulas. Servidores e pais/responsáveis pelos alunos da rede municipal podem opinar por meio de um formulário disponível na internet. O resultado deve ser apresentado no dia 26 de janeiro. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por