POLÍTICA

Associação dos aposentados do Ipserv cobra pagamento no último dia útil

Publicado em 19/01/2021 às 20:54Atualizado em 18/12/2022 às 11:57
Compartilhar

Em reunião com a recém-empossada diretoria do Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba (Ipserv), a Associação dos Aposentados, Pensionistas e Inativos do Instituto solicitou o pagamento da aposentadoria e da pensão de todos os beneficiários no último dia útil do mês.

Participaram do encontro o presidente interino e a diretora executiva do Instituto, Bruno Lemos da Silva e Nicole Batistuta Manzi de Oliveira; o presidente da Associação dos Aposentados, Pensionistas e Inativos do Ipserv, José Divino Neves, e outros membros da organização.

Conforme Neves, o pagamento no quinto dia útil mensal gera reclamação. “Não conseguimos revertê-lo no governo anterior”, complementa.

O presidente interino do Ipserv afirma que protocolou, dias antes da reunião, ofício no gabinete da Prefeita, pedindo que o aporte financeiro mensal para a manutenção do equilíbrio financeiro do Instituto seja depositado até o penúltimo dia útil do mês, conforme previsto na Lei complementar 412, de 2009, que institui o plano de custeio do Ipserv.

“Por outro lado, a gente precisa analisar a situação da Prefeitura, se o Município tem dinheiro para repassar ao Ipserv na data prevista na Lei”, pondera Silva. A demanda está em análise no Executivo.

Os atrasos da administração direta começaram em dezembro de 2015. Atualmente, na maioria das vezes, somente o beneficiário do plano previdenciário recebe no último dia do mês, uma vez que o regime não depende de aporte do Município.

Ainda na reunião, a Associação pontuou reclamações sobre o atendimento dispensado ao beneficiário. Silva diz ter conhecimento de ações desagradáveis, como vício de procedimento, e se comprometeu a promover mudanças para aperfeiçoar a assistência.

O grupo também apresentou outras demandas, como revisão da legislação do Ipserv e de interesse dos associados e mais atenção aos aposentados em vulnerabilidade social.

Com as visitas de assistentes sociais suspensas devido à pandemia da Covid-19, o grupo sugeriu a prestação do serviço por telefone. A instrução será passada aos profissionais da área.

O próximo encontro está previsto para 23 de fevereiro.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por