POLÍTICA

Minas irá vacinar a primeira pessoa do estado no final desta tarde

Vacinas devem chegar no interior de Minas na madrugada desta terça

Publicado em 18/01/2021 às 16:53Atualizado em 18/12/2022 às 11:51
Compartilhar

O estado de Minas Gerais recebe o primeiro lote da Coronavac ainda hoje (18). A vacina deve chegar às 18h50 no aeroporto de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O ato simbólico que marca a vacinação do primeiro mineiro vai ocorrer às 19h30, também nas dependências do terminal. A pessoa é da área da saúde, mas ainda não teve a identidade revelada. 

Mais de 560 mil doses foram destinadas a Minas Gerais. O repasse aos municípios ficará a cargo da saúde estadual. A ideia inicial do governo do estado era vacinar o primeiro mineiro no Hospital Eduardo de Menezes, no Barreiro. Alterações nos planos iniciais, contudo, optaram por Confins, para a solenidade ter início mais cedo. 

Vacinas devem chegar no interior de Minas na madrugada desta terça 

As doses da Coronavac deverão ser encaminhadas ao interior de Minas Gerais na madrugada desta terça-feira (19), às 5h. Três aeronaves da Polícia Militar (PM) vão iniciar a distribuição das vacinas, conforme informações apuradas pelo jornal O Tempo. 

Uma reunião da alta cúpula da corporação foi realizada às 15h desta segunda-feira (18) para afinar os detalhes das operações. No evento simbólico de início da vacinação contra a Covid-19 no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, detalhes serão repassados pelo diretor de Operações da Polícia Militar, coronel Flávio Godinho.

Uberaba

Documento enviado à Central de Vacinas do Município pelo Ministério da Saúde confirma o início da campanha nacional de vacinação contra a Covid-19 em janeiro, a acontecer de forma gradual. Segundo o documento, ao qual o Jornal da Manhã teve acesso, a vacinação começará pelos trabalhadores da saúde, pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência (intitucionalizadas), pessoas maiores de 18 anos com deficiência residentes em Residências Inclusivas (institucionalizadas) e indígenas vivendo em terras indígenas em conformidade com os cenários de disponibilidade da vacina. O Ministério da Saúde estima o funcionamento de aproximadamente 50 mil postos de vacinação.

Em Uberaba devem ser cinco unidades de saúde, conforme apurou a reportagem, além de pontos de apoio com instituições parceiras, como o laboratório Sabin, RN e Unimed Uberaba. Contudo, questionada, a Prefeitura ainda não informou como será a programação da imunização da população em Uberaba, tampouco qual será o público a receber as doses nesse primeiro momento. Informações preliminares da Secretaria de Saúde apontam que as unidades com salas de vacinas usadas para a imunização contra outras doenças devem ser disponibilizadas também para a Covid-19. Nesse primeiro momento, provavelmente, serão os locais onde serão vacinados os profissionais de saúde que formam o contingente que atuará nas imunizações do público-alvo institucionalizado.

Vale lembrar que a previsão do superintendente regional de Saúde, Maurício Ferreira, é que pelo menos cinco mil doses devem chegar à cidade até amanhã e serão armazenadas aqui num primeiro momento. As câmaras frias que temos em Uberaba atualmente são suficientes para a quantidade de doses, mas outras duas câmaras frias devem chegar nos próximos dias para reforçar o armazenamento. A título de curiosidade, essas câmaras precisam estar com temperatura de 2ºC a 8ºC, rigorosamente, para manter as vacinas, desde o transporte, armazenamento e também quando os municípios da regional vierem buscar as doses aqui, devendo armazená-las em caixas térmicas específicas a fim de evitar perdas dos imunizantes.

Informações preliminares da Secretaria de Saúde apontam que as cinco unidades com salas de vacinas, usadas rotineiramente para a imunização contra outras doenças, devem ser disponibilizadas para a vacinação contra a Covid-19. Nesse primeiro momento, provavelmente, serão os locais onde serão vacinados os profissionais de saúde que formam o contingente que atuará nas imunizações do público-alvo institucionalizado.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por