POLÍTICA

Executivo veta projeto que tentava dar mais transparência no IPTU

Gisele Barcelos
Publicado em 16/01/2021 às 12:45Atualizado em 18/12/2022 às 11:49
Compartilhar

Executivo vetou parcialmente projeto que buscava dar mais transparência na divulgação dos dados referentes à base de cálculo do IPTU. Foi barrado o trecho do texto que previa o detalhamento a inclusão dos dados nas guias de arrecadação do imposto.

O veto parcial atingiu o artigo que previa que as guias do IPTU deveriam conter a fórmula de cálculo utilizada para se obter o valor do tributo e também o valor total de arrecadação oriunda do tributo no bairro em que o imóvel está localizado. Também foi vetado o trecho que determinava o acesso às informações na internet para consulta do contribuinte.

Ao justificar o veto parcial, o Executivo posiciona que para a execução das medidas seria necessário um estudo prévio rigoroso para averiguar tanto de capacitação e quantidade de pessoal para realizar as mudanças, quanto impacto orçamentário da criação do espaço par a divulgação dos dados na internet.

Com o veto aos dois artigos, a única parte da proposição do ex-vereador Agnaldo Silva que passaria a valer é o trecho que prevê que uma ferramenta online de cálculo que permita a apuração do valor aproximado do IPTU por imóvel.

A manutenção ou derrubada do veto será analisada pela nova legislatura a partir de fevereiro. Além do projeto do IPTU, outros cinco vetos também devem entrar na pauta dos vereadores. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por