POLÍTICA

Funepu classifica como "perseguições" e "denuncismos" pedido de vereadores

Gisele Barcelos
Publicado em 15/01/2021 às 21:03Atualizado em 18/12/2022 às 11:49
Compartilhar

Foto/Arquivo/JM

UPA São Benedito é uma das duas gerenciadas pela Funepu, que vereadores pediram rescisão de contrato

Funepu (Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba) afirma que ainda não foi notificada oficialmente sobre pedido de vereadores para a rescisão do contrato para gerenciamento das UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento). Em nota, a entidade posiciona que está à disposição das autoridades públicas para esclarecimentos sobre a prestação de serviço nas UPAs.

No texto, a fundação classifica como “perseguições”, “denuncismos vazios” e “irresponsáveis” as acusações feitas pelos vereadores sobre problemas no serviço. “Ao longo dos quase 40 anos de trabalho em prol da população de Uberaba, [a Funepu] sempre foi uma referência em gestão pública de saúde, seja nas Unidades de Pronto Atendimento ou Hospital de Clínicas da UFTM”, continua a nota.

A entidade ainda afirmou que, desde que assumiu a gestão das unidades, tem cumprido as metas de qualidade exigidas em contrato e submete trimestralmente a prestação de contas à Comissão de Avaliação de Contrato, composta pela Secretaria de Saúde e pelo Conselho Municipal de Saúde.

Além disso, a Funepu manifestou que melhorias não previstas no contrato foram implementadas, com o acompanhamento em tempo real dos atendimentos nas unidades, o desenvolvimento do sistema de Ouvidoria e a implantação da tecnologia de QR Code dos atestados médicos para diminuir as chances de fraudes. “Investimentos que têm contribuído diretamente para as constantes melhorias na prestação de serviço, com reconhecimento público dos usuários, alcançando mais de 80% de satisfação entre os pacientes atendidos nas duas unidades, conforme a última pesquisa realizada”, afirma na nota.

A fundação encerra a nota informando à população e colaboradores que, apesar do pedido de rescisão do contrato, os atendimentos nas UPAs seguem normalmente “com a premissa da humanização e excelência, implantada ao longo dos últimos quatro anos”.

A reportagem do Jornal da Manhã também solicitou um posicionamento da Prefeitura sobre a solicitação dos vereadores para o rompimento do contrato com a Funepu. No entanto, até o fechamento desta edição, não houve resposta do governo municipal sobre o assunto.

Documento assinado por 12 vereadores pediu a saída da fundação do gerenciamento das UPAs. Os parlamentares solicitam que a Prefeitura reassuma a prestação direta do serviço ou abra nova contratação para substituir a organização.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por