POLÍTICA

Prefeitura reabre Unidade de Saúde do Abadia reformada e com novos serviços

Publicado em 03/12/2020 às 20:24Atualizado em 18/12/2022 às 11:10
Compartilhar

Nesta quinta-feira (3) foi entregue a Unidade Matricial de Saúde do bairro Abadia, renomeada como Tibúrcio Teixeira dos Santos. Em razão da pandemia da Covid-19, respeitando as normas de segurança e diretrizes de distanciamento social, o evento foi transmitido ao vivo pelo Facebook.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Iraci Neto, a obra foi possível graças aos recursos oriundos de emenda parlamentar no valor de R$299.986,00 do ex-deputado federal e hoje secretário executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes. Devido a um trabalho de gestão na licitação, a reforma ficou em R$262.691,94, “ou seja, conseguimos ter sobra de recursos, mesmo realizando todo o serviço necessário. Isso demonstra a nossa transparência e responsabilidade com o recurso público”, destacou. Iraci assinalou que o recurso foi suficiente para a revitalização, trocando o que era preciso, como telhado, instalação elétrica, piso, pintura, esquadrias, etc.

O secretário afirmou que a Unidade terá sete serviços de saúde, transformando novamente esse antigo Centro Médico da Abadia num complexo muito necessário. Um dos serviços disponibilizados no local, salienta, é a Central de Distribuição de Vacinas, com mais de 200 mil doses rotineiramente que chegam e saem para serem distribuídas para as mais de 35 salas nas unidades de Uberaba.

Dessa forma, acrescenta, “Uberaba já se prepara para quando chegar a vacina do coronavírus. De lá vai partir toda a logística operacional municipal”.

O Centro de Atendimento Médico-Odontológico, aponta Iraci, conta com novos consultórios para atendimento de urgência e emergência e com hora marcada. Além disso, no local estão duas Equipes de Saúde da Família, para fazer o trabalho de prevenção e orientação junto à comunidade. Tem uma parceria com a UFTM para a execução de projetos estratégicos, referentes ao funcionamento do Centro de Atenção Integral à Saúde.

De acordo com o secretário, ainda funciona no local a Central de Vigilância Ambiental onde é feita toda a busca ativa das análises físico-químicas de águas das minas de Uberaba, para a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas – Codau.

Essa UMS também desenvolverá serviços e ações de Educação em Saúde, atendimentos para gestantes, hipertensos e diabéticos; visitas domiciliares; coleta de teste do pezinho; Papanicolau; acompanhamento de usuários cadastrados no Programa Bolsa Família; Saúde na Escola; controle de vetores e doenças a eles associadas; ações de combate a Hanseníase e Tuberculose, Teste rápido para HIV / Hepatites, Farmácia, entre outros.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por