POLÍTICA

Prefeitura lança app que digitaliza serviços em Uberaba, inclusive na Saúde

Gisele Barcelos
Publicado em 25/11/2020 às 15:37Atualizado em 18/12/2022 às 10:57
Compartilhar

Prefeitura lançou oficialmente o aplicativo Minha Uberaba, que inclui o cartão digital de saúde aguardado desde 2016 e outros serviços da rede municipal. A ferramenta está disponível a partir desta quarta-feira (25) para download em celulares do sistema Android e IOS.

De acordo com o prefeito Paulo Piau (MDB), hoje Uberaba recebe pacientes até do interior de São Paulo em busca consultas e tratamento médico na rede pública, o que acaba onerando o sistema local. "SUS coloca recurso per capta. Os municípios de origem ficam livres da despesa lá e nós arcamos com o gasto aqui. É uma divisão inadequada", argumenta.

Com o cartão digital de Saúde, o chefe do Executivo afirma que será possível identificar essas distorções e haverá economia para os cofres municipais, pois o cadastro só será feito se a pessoa comprovar residência em Uberaba. No entanto, ele não esclareceu se será negado atendimento a pessoas oriundos de outras cidades.

Já o presidente da Codiub, Dênis Silva, explicou que o cadastro no aplicativo Minha Uberaba terá uma série de critérios. Em relação à parte do cartão digital, ele afirma que a própria Secretaria Municipal de Saúde fará a validação do usuário, após a análise dos documentos exigidos no credenciamento.

A partir da aprovação, Silva explica que o usuário poderá conferir dia e horários de consultas e exames, verificar unidade de saúde mais perto de casa e até acompanhar em tempo real o estoque de medicamentos das farmácias básicas do município.

Apesar da maior expectativa ter surgido pelo cartão de Saude, o presidente da Codiub salienta que o aplicativo lançado abrange várias outras funcionalidades, com consulta do boletim escolar para alunos da rede municipal, matrícula escolar, acesso a segunda via de impostos municipais e serviços para atendimento a empreendedores. 

Segundo Dênis, outras ferramentas ainda podem ser inseridas no aplicativo e espera que o próximo prefeito não engavete o projeto. "Espero que o próximo gestor continue essa caminhada", encerra. 

Confira o vídeo da solenidade:

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por