POLÍTICA

Assinado contrato da PPP para a implantação de usina fotovoltaica

Gisele Barcelos
Publicado em 23/10/2020 às 20:48Atualizado em 18/12/2022 às 10:31
Compartilhar

Foi assinado ontem contrato com o consórcio vencedor da licitação para a PPP (Parceria Público-Privada) referente à implantação da usina fotovoltaica que atenderá às repartições públicas municipais. Composto por sete empresas, o consórcio Solares Uberaba foi o único que se apresentou para o certame realizado em julho deste ano.

O coordenador do Conselho Gestor de PPP do Município, Glauber Faquineli, afirma que a previsão é emitir a ordem de serviço ainda este ano para dar início à PPP. O consórcio será responsável por implantar três usinas com geração de cinco Megawatts (MW) para fornecimento de energia solar para a administração pública direta e indireta da cidade. “O grupo vencedor deu um desconto de 24% em relação à despesa atual com energia elétrica”, acrescenta.

Faquineli explica que não haverá desembolso da Prefeitura para a implantação das três usinas. Segundo ele, o consórcio terá a possibilidade de vender parte da energia excedente gerada para compensar o investimento na estrutura. Ele pondera que as plantas vão gerar 15  Megawatts, enquanto a demanda do município é de apenas 11 Megawatts. Com isso, o consórcio terá 4 Megawatts sobrando para vender a particulares. “Isso garante receita acessória para dar o desconto de 24% à Prefeitura e ainda cobrir o investimento na construção da usina”, acrescenta.

Ainda conforme Glauber, parte do valor arrecadado com a venda da energia excedente também será revertida para a administração municipal. “Dessa comercialização, 10% devem ser pagos à Prefeitura como contrapartida”, informa.

O consórcio Solares Uberaba é formado pelas empresas Sigma, Mobit, Fiscal, Sitran, Felt, Solar Fest e Innova. A concessão será pelo período de 26 anos, sendo um ano para implantação da usina e 25 anos de operação. O concessionário fará todo o investimento para implantação da estrutura, que depois será revertida ao município ao fim do prazo do contrato. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por