POLÍTICA

"Minas Consciente" volta a região do Triângulo Sul para a

Gisele Barcelos
Publicado em 22/10/2020 às 20:24Atualizado em 18/12/2022 às 10:29
Compartilhar

Ilustração 

Em nova avaliação dos indicadores, macrorregião Triângulo Sul regride da onda verde para a amarela no programa Minas Consciente. Mesma decisão foi aplicada para a região Triângulo Norte, que tem Uberlândia como cidade polo. A análise foi divulgada esta semana pelo comitê estadual de enfrentamento à pandemia.

Em nota, o governo estadual posicionou que o retorno das regiões Triângulo Norte e Triângulo Sul para a onda amarela se deve à piora nos indicadores e para evitar a sobrecarga do sistema de Saúde.

Por outro lado, na análise da microrregião, o agrupamento menor formado por Uberaba, Iturama e Frutal teve bom desempenho e está enquadrado na onda verde – a última etapa do plano estadual de reabertura das atividades econômicas.

A situação no Minas Consciente não traz impacto em relação à abertura de novos segmentos econômicos em Uberaba, pois a Prefeitura cancelou a adesão ao programa e comunicou que as deliberações serão tomadas de forma independente. Entretanto, o enquadramento interfere na possível volta das atividades presenciais das escolas da rede estadual, pois a retomada será apenas em cidades que estiverem na onda verde. 

O retorno das aulas para os alunos do 3º ano do Ensino Médio também depende de posicionamento da Justiça. O Estado pretendia retomar as aulas a partir desta semana, mas o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE/MG) conseguiu uma liminar suspendendo a volta das escolas até que todo o protocolo sanitário seja cumprido.

O governo mineiro recorreu e alega que tem seguido as regras e que vai mostrar isso à Justiça. Enquanto não se tem novo posicionamento sobre o caso, ainda não há data prevista para retomada das atividades presenciais na rede estadual. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por