POLÍTICA

Pesquisa do Real Time Big Data aponta Heli à frente para PMU

Levantamento ouviu mil pessoas entre os dias 14 e 17 e coloca o Delegado Heli com 21% e em segundo, Tony Carlos, com 15%

Gisele Barcelos
Publicado em 22/10/2020 às 00:30Atualizado em 19/12/2022 às 06:13
Compartilhar

Gráfico 

Pesquisa aponta Heli Andrade (PSL) à frente na disputa majoritária em Uberaba, seguido por Tony Carlos (PTB) em segundo lugar nas intenções de voto. O levantamento feito pelo Instituto Real Time Big Data, que realiza sondagens para a CNN, foi registrado (MG03255/2020) no dia 13 de outubro junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ao todo, foram entrevistadas 1.000 pessoas entre os dias 14 e 17 deste mês. A margem de erro é de três pontos percentuais para cima ou para baixo.  

Na pesquisa estimulada, em que uma lista é apresentada para os entrevistados escolherem entre as alternativas, Heli lidera com 21%. Tony vem em segundo lugar com 15%. Thiago Mariscal (PSC) e Antônio Lerin (PDT) aparecem empatados tecnicamente no terceiro lugar, com, respectivamente, 9% e 8% das intenções de voto.

Em seguida, aparecem Elisa Araújo, com 5%; Patrícia Melo (PT) e João dos Reis Souza (PRTB), cada um com 2%; e Leandro Souza (Avante), com 1%. Marcelo Marques (PV), Maria Sandra Tapajós (Psol) e Simea Freitas (PSTU) estão com intenções de voto zeradas na pesquisa.

Quase 40% dos entrevistados ainda estão indefinidos. O levantamento aponta que 22% das pessoas ouvidas não sabem ainda em quem votar nas eleições municipais deste ano. Já o percentual de brancos ou nulos somou 15%.

Já na pesquisa espontânea, em que não é apresentado nenhum nome ao entrevistado,  Heli permanece à frente com 11% e Tony aparece novamente em seguida com 7%. Nesse formato, Mariscal, Lerin e Elisa aparecem empatados tecnicamente no terceiro lugar. O candidato do PSC teve 4% das indicações de voto, enquanto os outros dois tiveram 3%, cada. Outros nomes somaram 5% das respostas dos entrevistados. 

No entanto, quase a metade das pessoas ouvidas ainda está sem definição na pesquisa espontânea: 49% não souberam responder em quem votar. Brancos e nulos representaram 18% das respostas. Lerin tem maior rejeição entre os candidatos com 20% das respostas 

A pesquisa realizada pelo instituto também apurou a rejeição dos nomes na disputa majoritária em Uberaba. Lerin foi o mais citado pelos entrevistados, com 20% das respostas. Mariscal figura com 16% das indicações. Heli e Tony tiveram 10% cada. 

Leandro Souza (1%), Patrícia Melo (1%), Elisa Araújo (2%) e João dos Reis Souza (2%) tiveram índices baixos de rejeição. No entanto, Marcelo Marques, Maria Sandra Tapajós e Simea Freitas aparecem com 0% de rejeição.

Além disso, 14% dos entrevistados responderam rejeitar todos os nomes na disputa. Já 16% disseram não rejeitar nenhum dos prefeitáveis. Outros 8% não souberam responder. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por