POLÍTICA

Justiça aprova mais de 300 nomes para o Legislativo e quatro estão indeferidos

Gisele Barcelos
Publicado em 19/10/2020 às 21:11Atualizado em 18/12/2022 às 10:24
Compartilhar

Dos 502 pedidos de registro de candidatura para a eleição proporcional em Uberaba, 309 foram aprovados pela Justiça Eleitoral e 180 nomes ainda aguardam julgamento de processos. Por enquanto, apenas quatro candidatos foram indeferidos e podem ficar fora da disputa pelas vagas na Câmara Municipal este ano. 

Os casos de indeferimento foram de Célio Hely Inácio (PSDB), Edson da Silva (Republicanos), Juliano Reis da Silva (PTB) e Osmar José Luís (PSDB). Juliano não apresentou certidão que comprove não estar inelegível por condenação e Edson Silva não apresentou a certidão criminal negativa da Justiça Comum Estadual de 2º grau. Com isso, tiveram as candidaturas indeferidas.

Osmar foi barrado por ausência de quitação eleitoral por não ter prestado contas de campanha anterior. Ele entrou com recurso e agora aguarda julgamento em segunda instância sobre o pedido de registro de candidatura.

Já Célio Inácio foi considerado inapto para disputar as eleições este ano por não cumprir os critérios da Lei Ficha Limpa. O impedimento seria por uma condenação em 2010 por apresentar documento falso ou inexato, por se negar a fornecer nota fiscal relativa à venda de mercadoria ou fornecer documento em desacordo com a legislação. Situação teria impedido de apresentar certidão que comprove não estar inelegível. Com isso, a juíza Régia Ferreira de Lima se manifestou pelo indeferimento de candidatura.

Dos 180 candidatos que ainda aguardam julgamento dos registros, estão inclusive as chapas completas do Avante, Cidadania, PCdoB, PDT, PSC e Solidariedade. Há também nomes isolados apresentados pelo PCB e Psol. Justiça Eleitoral tem prazo até 26 de outubro para deliberar sobre todas as solicitações apresentadas pelos postulantes às eleições municipais deste ano.   

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por