POLÍTICA

Oito candidatos a prefeito estão com registros deferidos no TRE

Ainda aguardam o julgamento dos pedidos de registro Leandro Souza, Maria Sandra Tapajós e Tony Carlos

Gisele Barcelos
Publicado em 19/10/2020 às 21:02Atualizado em 18/12/2022 às 10:24
Compartilhar

Dos 11 prefeitáveis em Uberaba, oito já tiveram os pedidos de registro de candidatura deferidos pela Justiça Eleitoral. Os últimos nomes a terem sentenças favoráveis foram Antônio Lerin (PDT), Elisa Araújo (Solidariedade), Heli Andrade (PSL), Marcelo Marques (PV), Simea Freitas (PSTU) e Thiago Mariscal (PSC).

Heli foi alvo de pedido de impugnação apresentado pela coligação PSC/Cidadania. A chapa adversária acusava o candidato de estar impedido de participar das eleições devido à condenação por danos ao erário público, mas o juiz Fabiano Garcia Veronez considerou a denúncia improcedente e concedeu o deferimento da candidatura de Heli.

O pedido de impugnação contra Heli se fundamentava em ação civil pública movida em 2011 contra 14 ex-vereadores por improbidade administrativa e danos patrimoniais. A ação apontou ilegalidade nos gastos de dinheiro da Câmara Municipal com a produção de dois jornais, em 2005 e 2006, que teriam cunho promocional para os parlamentares. 

Na decisão, o magistrado argumentou que Heli foi condenado por improbidade administrativa e ao ressarcimento de R$29.800 mil aos cofres públicos, mas a sentença não incluiu condenação do candidato com a suspensão de direitos políticos. Por isso, não foi confirmada situação de inelegibilidade. 

Já Lerin teve inicialmente um parecer da promotoria eleitoral pelo indeferimento da candidatura por ausência de quitação eleitoral, devido a multas por propaganda irregular nos pleitos anteriores. No entanto, ele comprovou ter regularizado a situação e teve o pedido de registro homologado pela juíza Letícia Rezende Castelo Branco.

Marcelo Marques também recebeu a princípio um parecer de indeferimento do Ministério Público Eleitoral por não apresentar o plano de governo, porém sanou a pendência e também teve o nome deferido para a disputa das eleições municipais este ano.

Já Elisa, Mariscal e Simea não tiveram qualquer impedimento e inclusive já tinham pareceres da promotoria eleitoral pelo deferimento das candidaturas, o que agora foi confirmado pela Justiça. 

João dos Reis Souza (PRTB) e Patrícia Melo (PT) tiveram os pedidos de registro aprovados na semana passada. Até o momento, ainda estão aguardando o julgamento dos processos Leandro Souza (Avante), Maria Sandra Tapajós (Psol) e Tony Carlos (PTB).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por