POLÍTICA

Governo estuda destino de leitos criados para enfrentar a pandemia da Covid-19

Gisele Barcelos
Publicado em 21/09/2020 às 20:24Atualizado em 18/12/2022 às 09:40
Compartilhar

Governo de Minas está estudando o destino dos leitos criados este ano para o enfrentamento da epidemia de Covid-19 nos municípios. A questão foi anunciada ontem pelo secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, em entrevista coletiva transmitida pelas redes sociais. Uberaba deve ser considerada nas análises, já que novos leitos foram credenciados no Hospital Regional para o atendimento de pacientes com coronavírus.

No pronunciamento, o secretário estadual posicionou que a ideia é que o investimento feito durante a pandemia seja transformado em legado para o serviço público, mas ele argumenta que a oferta atual de leitos é muito superior às demandas dos municípios "em situações normais". “Desde o início, todo o plano de contingência que foi feito tinha o objetivo de termos uma estrutura na expansão que pudesse ser usada como legado para o futuro do Estado. O que temos hoje é uma expansão muito grande, muito forte, bem acima do que seriam as demandas que temos em situações normais", disse.

Segundo Amaral, as equipes do governo analisarão os locais onde a continuidade dos leitos é necessária. “Isso será avaliado progressivamente, para que possamos definir onde será preciso manter esses novos leitos e quais seriam as características de cada um”, explicou.

O titular da pasta ainda ressaltou que a nova estrutura demanda financiamento. Por isso, é necessário analisar como seria feita a manutenção. "O Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde, os secretários municipais de Saúde e o Ministério da Saúde, nós temos nos reunido e tentado buscar alguma forma de ação conjunta, principalmente no que tange ao financiamento desses leitos no futuro. Estamos estudando as opções viáveis, mas, neste momento, ainda estamos focados na epidemia, porque ela efetivamente não passou", finalizou.

Atualmente, 20.922 leitos de enfermaria e 3.902 leitos de UTI estão cadastrados no SUS, em Minas Gerais. A taxa de ocupação geral de leitos de UTI está em 63,95% e de leitos de enfermaria está em 60,81%. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por