POLÍTICA

Câmara aprova projeto que institui "Setembro Verde" no calendário municipal

Publicado em 18/09/2020 às 16:57Atualizado em 18/12/2022 às 09:35
Compartilhar

Projeto que institui a criação do “Setembro Verde” no calendário popular do município de Uberaba foi aprovado por unanimidade durante sessão plenária desta quinta-feira (17). O PL nº 183/2020 tem por objetivo realizar ações de prevenção ao câncer no intestino com a população uberabense.

Segundo a ONG Instituto Oncoguia, o câncer de intestino possui incidência de mais de 40 mil novos casos anuais em todo o país. De um modo geral, o risco de desenvolver câncer colorretal ao longo da vida é um pouco menor nas mulheres do que nos homens; cerca de 1 em 23 (4,4%) para homens e 1 em 25 (4,1%) para mulheres.

Durante a apresentação e justificativa da matéria, o vereador Alan Carlos demonstrou interesse e preocupação em levar esses dados a população de Uberaba por meio do “Setembro Verde”.

“Estamos em setembro e isso me despertou interesse em trazer ao plenário esse projeto que é de extrema importância para todos nós. O câncer de intestino é um dos mais perigosos e ele pode ser evitado. No entanto, poucas pessoas têm acesso a essas informações e conhecimento disso. O principal objetivo com o “Setembro Verde” é fazer com que mais pessoas saibam dos cuidados, riscos e prevenção dessa doença que atinge mais de 40 mil pessoas, em todo o país, anualmente”, explicou Alan Carlos, autor do projeto.

O câncer de intestino está fortemente associado a hábitos de alimentação, nutrição e atividade física. O consumo de carnes processadas e carne vermelha, por exemplo, também podem aumentar as chances de desenvolvimento do câncer colorretal, assim como jejuns prolongados, consumo de alimentos irritativos para o aparelho digestivo e o tabagismo.

“Para que ocorram mudanças de prevenção e cuidados é necessário conhecimento, educação e informação acessíveis a toda população! Por isso, acredito que o “Setembro Verde”, bem como outras campanhas que já trouxe e aprovei nesta Casa, farão a diferença levando informação e conhecimento para o povo de Uberaba”, concluiu Alan Carlos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por