POLÍTICA

Uberaba é mantida na onda verde do "Minas Consciente"

Gisele Barcelos
Publicado em 17/09/2020 às 21:12Atualizado em 18/12/2022 às 09:37
Compartilhar

Em nova avaliação da equipe técnica do Estado esta semana, Uberaba e demais cidades da macrorregião Triângulo Sul são mantidas na onda verde do programa Minas Consciente. Nessa etapa, é permitido o retorno de atividades com maior risco de contágio, como cinemas, atividades artísticas em teatros, entretenimento em bares e eventos como feiras e exposições.

Na nova análise, também não houve alteração no enquadramento da microrregião formada por Uberaba, Iturama e Frutal, que permanece classificada na onda amarela.

Como o “Minas Consciente” permite que os gestores municipais escolham se preferem seguir a recomendação da macrorregião ou da microrregião, Prefeitura continua podendo deliberar se seguirá as diretrizes mais flexíveis do Triângulo Sul ou se manterá as restrições previstas na etapa da microrregião. 

Desde a semana passada, o município trabalha em uma proposta de flexibilização para liberar a reabertura de novos setores dentro do contexto da onda verde, mas a deliberação foi adiada devido à morte do vice-prefeito João Gilberto Ripposati.

Em entrevista anterior à Rádio JM, o secretário municipal de Saúde, Iraci Neto, havia posicionado que os músicos teriam prioridade na liberação, pois foram um dos setores mais prejudicados pela pandemia de coronavírus. A expectativa é que as novas regras sanitárias ou um cronograma para o avanço na última fase do plano de retomada econômica sejam divulgados nesta sexta-feira (18).

Cidades do Triângulo Norte voltam para a onda amarela

Uma semana depois da macrorregião do Triângulo Norte regredir para a onda vermelha do programa Minas Consciente, o Estado informou que as cidades voltarão a avançar para a onda amarela, que permite uma reabertura maior de estabelecimentos não essenciais. Por outro lado, na ótica do governo de Minas, a microrregião que engloba as cidades de Uberlândia e Araguari continua na onda vermelha.

As prefeituras agora poderão avançar para a onda amarela ou retroceder para a onda vermelha, conforme os prefeitos decidirem. “A microrregião de Uberlândia e Araguari se encontra na onda vermelha, mas caberá ao gestor público municipal tomar a decisão (de acompanhar a macrorregião)”, disse o subsecretário de Desenvolvimento Regional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), Douglas Cabido. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por