POLÍTICA

Amvale faz reunião online para orientar prefeitos na transição

Encontro faz parte de Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Controladoria-Geral do Município de Uberaba e a Amvale para dar suporte aos atuais prefeitos na transição de governo

Gisele Barcelos
Publicado em 04/09/2020 às 07:42Atualizado em 18/12/2022 às 09:16
Compartilhar

Divulgação 

Programação virtual contou ainda com informações sobre as vedações devido ao período eleitoral e a polêmica referente aos gastos com publicidade em meio à pandemia

Com encerramento de mandato em dezembro, gestores da região fizeram reunião online ontem a fim de tratar sobre os procedimentos para fechar a gestão este ano. O encontro faz parte de Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre a Controladoria-Geral do Município de Uberaba e a Amvale (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande) para dar suporte aos atuais prefeitos na transição de governo.

À frente da Amvale, o prefeito Paulo Piau (MDB) manifestou que o conjunto da legislação que rege a gestão pública é “confusa e complexa”. Por isso, o objetivo do evento foi dar orientações aos gestores para que o fechamento do mandato ocorra sem complicações.

Já o secretário executivo da Amvale, José Luiz de Paula Neto, acrescentou que, na atual situação de calamidade na saúde pública, é difícil fazer adequação no orçamento para compensar os gastos extras diante das despesas para o enfrentamento do coronavírus. Com isso, é necessária atenção para atender às exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal.

A programação virtual contou ainda com informações sobre as vedações devido ao período eleitoral e a polêmica referente aos gastos com publicidade em meio à pandemia. Especialista em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro, advogado Flávio Boson Gambogi, alertou os gestores que a questão requer cuidado para evitar problemas no futuro.

Outro assunto abordado foi a transição governamental. Mestre em Direito Público pela PUC Minas, o advogado Frederico Barbosa Gomes afirma que é necessário assessoramento técnico profissional ou apoio de um órgão de controle apto para a tomada de decisões. “Que candidato eleito possa receber de seu antecessor todos os dados e informações necessárias à implementação do novo governo, desde a sua posse”, disse. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por