POLÍTICA

De volta a Uberaba, promotor José Carlos disputará a Procuradoria-Geral

Gisele Barcelos
Publicado em 08/08/2020 às 21:26Atualizado em 18/12/2022 às 08:37
Compartilhar

Promotor de Justiça José Carlos Fernandes Junior anunciou neste fim de semana candidatura ao cargo de procurador-geral de Justiça de Minas Gerais. A eleição interna do Ministério Público mineiro está prevista para acontecer em novembro deste ano. Para concorrer, ele reassumirá as funções na 15ª Promotoria de Justiça de Uberaba.

José Carlos se afastou do cargo na promotoria local em 2014 e se transferiu para Belo Horizonte, onde estava na coordenação do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público (Caopp), e a Ação Integrada da Rede de Controle e Combate à Corrupção (Arcco).

Mesmo não havendo necessidade legal, ele optou por deixar os dois postos que ocupava por indicação da Procuradoria-Geral de Minas Gerais. Fernandes justifica que sua permanência nos cargos seria incoerente com uma candidatura independente e também poderia ser interpretada como uso das funções com a finalidade de se projetar.

O promotor ressume na segunda-feira (10) a titularidade da 15ª Promotoria de Justiça de Uberaba (patrimônio público e tutela de fundações). Além das atribuições da promotoria, ele afirma que aproveitará os próximos meses para apresentar propostas para a eleição interna do MPMG.

Mais de mil integrantes do MPMG estão aptos a votar no processo para a escolha do novo procurador-geral do Estado. Esta é a primeira vez que um promotor de Justiça pode ser eleito para a lista tríplice submetida à deliberação do governador de Minas Gerais. A mudança foi permitida em lei sancionada no dia 5 de agosto de 2020 pelo governador Romeu Zema. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por