POLÍTICA

Horário de votação nas eleições deste ano deverá ser estendido em uma hora

Gisele Barcelos
Publicado em 06/08/2020 às 07:17Atualizado em 18/12/2022 às 08:32
Compartilhar

Horário de votação nas eleições municipais deve ser estendido em, pelo menos, uma hora este ano por causa da pandemia de Covid-19. O anúncio foi feito ontem pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, em entrevista coletiva.

Além disso, a Justiça Eleitoral também estuda a possibilidade de estabelecer horas específicas para eleitores que pertencem ao grupo de risco. “Nós estamos igualmente definindo, com base em cálculos estatísticos e demográficos, a conveniência, ou não, de recomendarmos, não seria vinculante, que cada grupo de faixa etária votasse em um determinado horário”, disse o ministro.

De acordo com Barroso, a ideia é que ao menos sejam reservados os primeiros horários de votação para quem tem mais de 60 anos ou é considerado do grupo de risco para a doença provocada pelo novo coronavírus. O objetivo das medidas é impedir a formação de filas e aglomerações que aumentam o risco de transmissão dos vírus.

 A expectativa é que o TSE vai decidir nas próximas semanas sobre o horário definitivo e o fluxo de votação por faixa etária, a partir de estudos que estão sendo feitos pelo Setor de Estatística do tribunal e por uma consultoria externa do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). 

Na entrevista coletiva, o presidente do TSE também se manifestou sobre a realização de campanhas de rua e comícios. Segundo ele, diante da diversidade de cenários da pandemia no país, a questão será definida pelos municípios, que são os responsáveis pelas regras de comportamento de distanciamento e isolamento social.

A Justiça Eleitoral já comunicou mudanças no sistema de votação este ano. No mês passado, o tribunal comunicou que a identificação biométrica, por meio de impressão digital, não será usada este ano para diminuir o risco de contágio por Covid-19. Uma consultoria sanitária também está trabalhando na elaboração de um protocolo de segurança para a realização das eleições municipais. O pleito está marcado, em primeiro turno, para 15 de novembro e em segundo turno, para 29 de novembro. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por