POLÍTICA

Gestores da região vão propor ao Estado protocolos de reabertura da economia

Gisele Barcelos
Publicado em 08/07/2020 às 21:11Atualizado em 18/12/2022 às 07:43
Compartilhar

Foto/Divulgação

Prefeitos da região em teleconferência para discutir alternativas relacionadas ao enfrentamento à pandemia

Prefeitos da região Triângulo Sul podem encaminhar recomendações ao Estado sobre protocolos sanitários referentes ao plano mineiro de reabertura gradual da economia. A proposta foi levantada ontem em teleconferência entre os gestores e representantes da Superintendência Regional de Saúde. Por enquanto, o governo de Minas indica que as cidades da região continuem apenas com serviços básicos em funcionamento.

De acordo com o superintendente regional de Saúde, Maurício Ferreira, Minas Gerais é um Estado grande e cada município tem uma realidade diferente. Por isso, é difícil tomar uma decisão única para todo o território. Ferreira também ressalta que os prefeitos conhecem de perto os problemas causados pela pandemia de coronavírus, assim como a pressão das empresas de diversos setores para retomar as atividades. Por isso, podem contribuir com propostas para aprimorar as medidas adotadas pelo Estado. "Os prefeitos têm toda a liberdade de criticar o programa Minas Consciente porque sentem na pele as consequências da pandemia, na questão econômica e da área da saúde", salienta.

O superintendente sugeriu que os gestores do Triângulo Sul elaborem um documento às secretarias estaduais da Saúde e da Fazenda, com propostas para alinhar as ações das prefeituras com o Estado no combate ao coronavírus. "As dificuldades percebidas nos municípios são muito bem-vindas em Belo Horizonte e as críticas construtivas podem ser apresentadas de forma organizada ao governo mineiro, a fim de rever posições. Nós, da superintendência, estamos à disposição para ajudar no processo", disse.

Para o presidente do Citrisul (Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência do Triângulo Sul), Celson Pires, foi positivo o diálogo aberto com a Superintendência Regional de Saúde para tratar do enfrentamento à Covid-19. “É muito sério o que estamos enfrentand crítica dos comerciantes e cobrança da população. Por outro lado, também, os políticos de plantão, que, às vezes, usam da situação para tirar proveito político. Entendemos que a saúde tem que estar em primeiro lugar. Espero que essas reuniões continuem para que a nossa macrorregião tenha uma ação coordenada e, principalmente, com o apoio do Estado, através da Superintendência Regional.”

Já o presidente do Convale (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento) e prefeito de Campo Florido, Renato Soares de Freitas, aproveitou a teleconferência para solicitar o apoio da área de Vigilância Sanitária da Regional de Saúde na orientação e fiscalização nos municípios menores do Triângulo Sul.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por