POLÍTICA

Empresas de ônibus podem ter subsídio da Prefeitura devido à pandemia

Gisele Barcelos
Publicado em 07/07/2020 às 15:16Atualizado em 18/12/2022 às 07:41
Compartilhar

Prefeitura estuda subsidiar transporte coletivo em Uberaba. A solicitação foi feita pelas concessionárias de ônibus, diante do prejuízo gerado nos últimos meses pela queda no número de passageiros em razão das medidas de distanciamento social para o combate à Covid-19.

Desde abril, os ônibus podem circular apenas com passageiros sentados, o que reduz praticamente pela metade o volume de pessoas transportadas. A questão não alterou o valor da passagem, fixado no início do ano.

Até então, o subsídio direto para as empresas de ônibus era totalmente descartado pela Prefeitura como medida para congelar a tarifa. Apenas havia a desoneração do CGO e do ISSQN para as concessionárias.

No entanto, o prefeito afirma que a situação agora chegou a um ponto preocupante por causa das restrições impostas pela pandemia de coronavírus. "Estão trabalhando no vermelho, por uma condição esporádica por conta da exigência para o transporte apenas de passageiros sentados. Quando limitamos, estamos interferindo na receita", salientou durante entrevista à Rádio JM, no programa Pingo do J desta terça-feira (7).

O chefe do Executivo afirma que ações são necessárias para assegurar tanto a saúde financeira do setor quanto a  continuidade do serviço. "A empresa tem um custo fixo e está trabalhando no vermelho. É fato, já conferimos as planilhas mandadas para nós. Estão pedindo subsídio. Estamos estudando essa proposta deles porque se não pode parar o transporte coletivo. Ninguém trabalha com prejuízo", declara.

Sem especificar o valor que seria destinado diretamente pela Prefeitura às empresas e por quanto tempo duraria o subsídio, Piau ressalta que a eventual concessão do benefício dependerá também da aprovação dos vereadores, pois será preciso enviar um projeto de lei para análise da Câmara Municipal.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por